Velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
sumário
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...................................................................................5, 6, 7 e 8

CONCLUSÃO..............................................................................................................9REFERÊNCIAS..........................................................................................................10




































INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo, mostrar o estudo realizado pelo grupo sobre a velhice, em que o envelhecimento é um processo normal, individual e gradativo que caracteriza uma etapa da vida onde ocorremmodificações fisiológicas, bioquímicas, e psicologicas em consequência da ação do tempo. O cuidado com a saúde, o conhecimento do processo de envelhecer e a prática de exerciíios físicos, farão com que as pessoas cheguem com tranquilidade na terceira idade.




IDOSO


1 Processo de Envelhecimento

O aspecto biológico normal leva á diminuição das reservas funcionais doorganismo. Essas alterações podem ser observadas no organismo do ser humano idoso através dos músculos, ósseo nervoso, circulatório, pulmonar endócrino, e imunologico. Essas possiveis alterações levam declinio que variam em diversos tecidos e funções, como também variam de individuo para individuo.
Quando alguém é solicitado a imaginar a postura de um idoso, a imagem que vem em nossas mentes é aimagem de uma pessoa curvada ou inclinada para frente e que apresenta um alto risco de queda.
O envelhecimento representa uma etapa do desenvolvimento individual, onde a caracteristica principal é acentuada pela perda da capacidade de adaptação, e menor expectativa de vida.
Segundo a Lei nº 8.842/94 art 1 e 2, a politica nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociaisdo idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, considera-se idoso para os efeitos dessa lei, a pessoa maior de 65 anos de idade.
A velhice não é apenas a deteriorização orgânica mas o que ocorre são as perdas físicas, dando sinais ou atestando o aparecimento de doenças degenerativas, diminuição das forças e vitalidade. Perdapsíquicas, representada pela perda de memória, diminuição ou anulação da vida afetiva.
O crescimento da polulação idosa deve-se muito a evolução da medicina. A população vem aumentando rapidamente e como consequência o progressivo aumento da população idosa, este aumento deve-se as melhores condições de vida, a maior expectativa de vida. Mesmo assim a perda de algumas funções são inevitáveis para apessoa que envelhece, por melhor que sejam seus hábitos de vida.

2 Aspectos Psicossociais do envelhecimento

Muitos são os problemas que afetam a postura. Sendo que três mais comum são: a depressão, o delirium (estado confuso agudo), e a demência. A depressão é o problema mais comum de saúde amental que afeta o idoso, alterando tanto a postura quanto o afeto geral.No processo de envelhecimento ocorrem diversas alteraçãoes, trazendo ao ser humano mudanças psicológicas. O estado emocional de um idoso implica a contextualização da sus história de vida, suas reações emocionais e provavelmente estão diretamente relacionadas com a vivencia qua acumulou no passar de sua existência. Essas mudanças podem resultar em dificuldades de planejar o futuro, depressão,hipocondria (mania de doença), paranónia, auto estima baixa.
A medida que as pessoas vivem mais, mudanças acontecem, as distâncias aumentam, a vida fica mais agitada, o tempo cada vez mais curto, e as condições econômicas mais difíceis, a sociedade se modifica. Isso exige maneiras diferentes de viver uma grande flexibilidade e capacidade de adaptação que nem sempre os idosos tem....
tracking img