Farmacia tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Química

Difusão, Osmose, Pressão osmótica
Prof. Luiz C. Bellinello, Objetivo | Solane C. F. Santin, Unioeste
DIFUSÃO

A difusão é o movimento de partículas (moléculas ou íons) de uma região para outra. 
|
Os íons deslocam-se de onde estão mais concentrados para onde estão menos concentrados (A), até ocorrer o equilíbrio (B) |

Este movimento ocorre porque as partículas são dotadasde energia cinética e tendem sempre a se movimentar.
No caso mais simples, o movimento das partículas ocorre em resposta a diferenças de concentrações, deslocando-se do meio onde estão mais concentradas para onde estão menos concentradas. A este fenômeno os biólogos chamamtransporte passivo ou difusão seguindo o gradiente de pressão de difusão. |
Exemplo: Todo movimento gasos entre uma planta eo meio ambiente é explicado por simples difusão. Quando dizemos que na fotossíntese a planta absorve CO2 e elimina O2, na verdade está ocorrendo uma difusão de CO2 e do O2 através dos estômatos, seguindo o gradiente de pressão de difusão.

PRESSÃO DE DIFUSÃO

A pressão de difusão é definida como "a tendência que diferentes partículas (moléculas ou íons) têm para a difusão". Assim sendo, quantomaior a energia cinètica das partículas, maior será a sua pressão de difusão.

Considere um balão de borracha contando um gás qualquer (CO2,O2, NO2, etc.). As moléculas deste gás estão difundindo-se e acabam chocando-se contra as paredes do balão, gerando a pressão de difusão sobre elas. Se o gás for aquecido, aumenta-se a pressão de difusão, uma vez que se forneceu mais energia.Consideremos agora a água. Quando se dissolve uma substãncia em água, a pressão de difusão da água diminui. Esta diminuição é proporcional à quantidade de substância que se dissolve. Assim sendo, pode-se dizer que a água pura (água destilada) apresenta pressão de difusão máxima. Este fato é importante para explicar o fenômeno da osmose.

OSMOSE
Membrana permeável é aquela que deixa passar livremente osolvente (água), não deixando passar os solutos (substâncias solúveis em água).

CLASSIFICAÇÃO DAS MEMBRANAS
a) Quanto à permeabilidade 
- Membranas permeáveis: são membranas que deixam difundir o solvente e o soluto. 
- Membranas semipermeáveis:são membranas que deixam difundir apenas o solvente, impedindo a difusão do soluto. 
- Membranas impermeáveis:são membranas que não deixam difundirnem o solvente e nem o soluto.
b) Quanto à origem 
- Membranas naturais: são membranas de origem animal ou vegetal, como o pergaminho, o papel de celofane e a bexiga de porco. As membranas naturais não são empregadas no estudo dos fenômenos osmóticos quando se exige precisão nos resultados, uma vez que não são perfeitamente semipermeáveis e deixam difundir tambem pequenas quantidades de soluto. - Membranas artificiais: são membranas de origem industrial e são mais usadas devido a sua semipermeabilidade ser mais perfeita. A membrana de Traube-Pfefffer é uma das mais importantes e consiste de um cilindro de porcelana porosa impregnado de ferrocianeto de cobre II. |
A osmose é a difusão da água através de uma membrana semipermeável (M.S.P.). É um fenômeno físico-químico que ocorre quandoduas soluções aquosas de concentrações diferentes entram em contato através de uma membrana semipermeável. Existem muitos tipos dessas membranas, exemplos: Papel celofane, bexiga animal, paredes de células, porcelana, cenoura sem o miolo (oca).

A difusão de líquido para outro por meio de membranas foi observada pela primeira vez em 1748, pelo padre francês Jean Antoine Nollet. 

Os seres vivosdepararam-se com a osmose desde sua origem, uma vez que tudo indica que eles surgiram em meio aquoso como sistemas isolados do ambiente por uma membrana semipermeável. Durante o processo evolutivo os seres vivos desenvolveram não só maneiras de evitar problemas causados pela osmose (inchação ou dessecamento), como também processos que aproveitam a dinâmica osmótica nos fenômenos biológicos....
tracking img