A teoria platonica do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA PLATÓNICA DO CONHECIMENTO

Para Platão, a permanência e a imutabilidade são as características que algo deve possuir para ser considerado como verdadeiramente real. O que está emfluxo constante é a sombra do verdadeiramente real que é a Ideia, a Entidade, realidade absolutamente perfeita e que, portanto, não está num processo de aperfeiçoamento.
Sabia que deveria buscar averdade plena em algo estável e nas verdadeiras causas, pois a verdade não pode variar. Ele dizia ainda que, se há uma verdade essencial para os homens, essa deve valer para todas as pessoas, portanto,devendo ser buscada em algo superior.
Levado pelas exigências do ser, negou qualquer valor ao conhecimento sensível,premido pelas exigências do devir, deu pleno valor a este conhecimento,para ele a realidade se constitui de um estrato estático e de outro dinâmico. Daí pode-se notar a valorização na epistemologia platônica tanto ao conhecimento intelectivo quanto ao sensitivo,respectivamente para Platão propõe que o conhecimento é anamnese, ou seja, é uma forma de recordação do que já existe desde sempre no interior da alma humana. Essa anamnese é apresentada em duasformas: uma mítica, vinculada às doutrinas órfico-pitagóricas, onde a alma é imortal e renasce muitas vezes, por isso já teria visto e conhecido toda a realidade, tanto neste quanto no outro mundo; aoutra, dialética, e Platão á experimenta quando interroga um escravo sobre questões geométricas e, a partir do diálogo, este consegue acertar a resposta. Tanto no mitológico como no dialético, oconhecimento, acredita-se, vem de dentro da própria pessoa, extraindo de si mesmo verdades que não conhecia e as quais ninguém lhe ensinou. Isso se relaciona claramente com o método socrático queprovavelmente influenciou o pensamento platônico em peso equivalente ao dado às doutrinas órfico-pitagóricas.
Só o semelhante conhece o semelhante. A ciência ou conhecimento científico tem como...
tracking img