Ciencia economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA ECONÔMICA;
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata denormatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).


MACROECONOMIA E MICROECONOMIA;
Macroeconomia

Segundo Pindyck e Rubinfeld (2006), a macroeconomia trata das quantidades econômicas agregadas, tais como taxa de crescimento e nível do produto nacional, taxa de juros, desemprego e inflação, ou seja, ela abrange um todo da economia.
Para Abel, Bernanke eCroushore (2008) como macroeconomia abrange a economia como um todo. Os macros economistas ignoram as distinções sutis entre diferentes tipos de bens, firmas ou mercados e concentram-se em totais nacionais. O processo de soma variáveis econômicas para obter totais em e escala da economia como um todo é chamado de agregado.
A Macroeconomia se dedica além do ensino a previsão, análise e pesquisamacroeconômicas, além de coleta e tratamento de dados.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconomia se compõe de cinco mercados:
Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
Mercado de Trabalho:Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastossuperiores ao seu nível de renda.
Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
A economia do desenvolvimento estuda fatores que explicam o crescimento econômico, o aumento na produção per capita de um país ao longo de um extenso período de tempo. Os mesmos fatores são usados para explicardiferenças no nível de produção per capita entre países. Fatores muito estudados incluem a taxa de investimento, crescimento populacional, e mudança tecnológica. O campo distinto da economia do desenvolvimento examina aspectos econômicos do processo de desenvolvimento em países de baixa renda focando em mudanças estruturais, pobreza e crescimento econômico. Abordagens em economia do desenvolvimentofrequentemente incorporam fatores políticos e sociais.
Sistemas econômicos é o ramo da economia que estuda os métodos e insinuações pelas quais sociedades determinam a propriedade, direção e alocação dos recursos econômicos e as suas respectivas trajetórias de desenvolvimento econômico. Um sistema econômico de uma sociedade é a unidade de análise. Entre sistemas contemporâneos em diferentespartes do espectro organizacional são os sistemas socialistas e os sistemas capitalistas, nos quais ocorre a maior parte da produção, respectivamente em empresas estatais e privadas. Entre esses extremos estão as economias mistas. Um elemento comum é a interação de influências políticas e econômicas, amplamente descritas como economias política. Sistemas econômicos comparados é a área que estuda odesempenho e o comportamento relativos de diferentes economias ou sistemas.
A contabilidade nacional é um método para listar a atividade econômica agregada de uma nação. As contas nacionais são sistemas contábeis de partidas dobradas que fornecem informações detalhadas sobre a atividade econômica de um país. Essas incluem o produto nacional bruto (PNB), que fornece estimativas para o valor...
tracking img