Sustentabilidade e responsabiliadade social em empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
ADMINISTRAÇÃO
CURSO TEORIAS ADMINISTRATIVAS







FELIPE BRAGA MARTINS









TRABALHO SOBRE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIADADE SOCIAL EM EMPRESAS


















BRASÍLIA
2010




Introdução

Desde meados dos anos 90, a sociedade como um todo tem tido uma preocupação especial com o Planeta, fazendotermos como Sustentabilidade e Responsabilidade Social populares. As organizações empresariais perceberam essa nova tendência e buscaram investimentos em tais áreas. Este trabalho busca explorar conceitos relacionados a administração e a essas novas ações dentro da empresa Villa Constutora e Incorporadora.

A empresa Villa Construção e Corporação nasceu em meados do ano de 2003 de uma idéiasimples: acompanhar o Boom na área da construção civil em que o país vem presenciando. O diretor e fundador da empresa é Edson Domingues Martins que já chegou a atuar até mesmo como professor de matemática, diz que foi muito esforço que conseguiu terminar seu primeiro empreendimento. Para a realização deste trabalho, foram entrevistados alguns homens que estão a frente da empresa, entre eles, opróprio diretor Edson Martins.

Desenvolvimento


Edson Domingues Martins, hoje com 45 anos, começou sua carreira cedo. Cursou Matemática, terminando o curso aos 19 anos e atuando como professor. Com o surgimento de oportunidades na área da política, largou a matemática e aos 25, já casado e com família, tornou-se diretor de campanha. Começou a cursar Direito com 30 anos, quando terminou,juntou o capital necessário para começar a advogar.


Ainda na área da advocacia, construiu durante dois anos uma casa, mas com o objetivo bem diferente das que constrói atualmente; construiu para morar com sua família. Participou de todas as etapas da casa, procurando aprender ao máximo.


Quando sua casa estava na etapa final de construção, ele reparou que havia uma certamovimentação que já se entendia por semanas em sua obra. Então, foi surpreendido com uma pergunta:”Quanto o senhor está pedindo pela casa?”. Ele respondeu que a casa não era para venda. Apesar de ser uma situação que possa passar desapercebida por muitos, em Edson foi despertada uma curiosidade. Resolveu, como teste, colocar a casa para a venda e surpreendeu-se ao receber, em pouco tempo, uma ofertaque lhe daria o dobro do que houvera investido.


Resolveu vender a casa, sendo muito contrariado por sua família. Com o capital ganho pela venda da casa, construiu mais duas que, futuramente, gerariam novos empreendimentos. Surgiu assim, a empresa Villa Construtora. Seus projetos iniciais e o modo como acompanhou suas obras foram fundamentais para seu aprendizado e seu sucesso.A idéia inicial da empresa era construir imóveis de alto padrão. Porém, com o aumento de capital surgiu a necessidade de diversificar seus investimentos. Surgiu assim, a Nova Construtora, visando novos tipo de empreendimentos para buscar as classes C e D.


Com novos segmentos e o aumento da empresa, foi necessária o auxilio homens que estivessem a frente de alguns o empreendimentos.Foram criados então os cargos de gerentes. Na hierarquia da empresa, o gerentes ficam abaixo somente do diretor da empresa. São todos instruídos a trabalhar por objetivo, por tarefas.


O homem a frente da empresa, Edson Martins, é o também, claro, o líder da empresa. Essa liderança ele exerce de forma que sempre busque condicionar seus liderados a motivação. E esse condicionamento vem coma relação com seus funcionários. Ele procura tratar bem tanto o funcionário mais simples, quanto um seus gerentes e sempre estar acompanhado de bem perto seus empreendimentos. Ele busca ter uma relação, mesmo que seja a mínima possível, com todos os seus funcionários.


Essa relação do chefe com seus funcionários, apesar de ser a autoridade máxima, causa de forma natural um ambiente...
tracking img