A teoria aristocrata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria aristotélica

É bem possível que o primeiro a fazer um estudo mais organizado e metódico sobre o movimento tenha sido Aristóteles (384-322 a.C.). Em seus estudos e conclusões, como freqüentemente ocorre ainda hoje com as pesquisas modernas, foi bastante influenciado pelas teorias correntes da sua época e pelo contexto em que a filosofia e a ciência se inseriam. Não conseguindoexplicar o movimento, Aristóteles optou por classificá-lo tentando, assim, aclará-lo. Desta forma, conforme propôs àquele grande pensador, os movimentos pertenciam a duas classes: haviam movimentos naturais e movimentos violentos.

Ainda de acordo com a lógica do pensamento aristotélico, quanto maiores eram os corpos, mais forte era a forma em que eram forçados a se mover. Em consequência, os corpos maispesados devem cair mais rapidamente do que os mais leves. A velocidade de queda de um objeto é proporcional a seu peso. Essa precipitada conclusão aristotélica, fruto de uma elaboração mental apenas, perdurou e dominou o pensamento científico-filosófico por quase dois mil anos. Foi Galileu, através de suas experiências irrefutáveis, que provou ser falsa, como veremos mais adiante.
Em resumo, deacordo com Aristóteles, todos os movimentos eram devidos ou à natureza do objeto movente (movimento natural) ou a algum empurrão ou puxão constante (movimentoviolento). Se um objeto se encontra em seu lugar natural, ele não se move a não ser forçado pela ação de algum agente externo. Desta forma, o estado natural de um corpo é o de repouso, exceto para os corpos celestes.

Galileu GalileiGrande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.
Descobertas, idéias e estudos
Galileu foi o primeiro a contestar asafirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter,as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo. 
Muitasidéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras(sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.
Contribuições de Galileu para a física
Porém a importância de Galileu não se resume à defesa do sistema heliocêntrico. Ele elaborouvários trabalhos fundamentais para o surgimento da nova física. Realizando cuidadosos experimentos ele verificou que: desde que a resistência do ar possa ser desprezada, todos os corpos caem da mesma maneira, independente de sua massa e com aceleração constante, descobrindo assim as leis da queda livre dos corpos. Descobriu também a lei que rege o movimento do pêndulo.
Além do campo da...
tracking img