A grande ideia de einstein - parte ii - relatório sobre o filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA

FÍSICA EXPERIMENTAL III
A grande experiência de Einstein

Introdução
“Em 1905, um jovem e obscuro funcionário de um escritório suíço de patentes concluiu que massa e energia são inseparáveis na Natureza. Essa ideia ainda viria a mudar completamente a forma como vemos o Universo. O seu jovem formulador, Albert Einstein, seria aclamado como omais famoso nome da física moderna.” Assim define a sinopse oficial do filme ‘A Grande ideia de Einstein – Volume 2’.

1 Michael Faraday
Antes de Einstein ter a grande ideia que revolucionaria a física no mundo, outros importantes cientistas fizeram grandes descobertas que influenciaram diretamente nas de Albert Einstein.
No inicio do século XIX a ciência era assunto para cavalheiros eMichael Faraday estava longe de ser um deles. Sua grande oportunidade foi quando ganhou ingressos que o levou a uma palestra de Humphry Davy, químico inglês e presidente da Royal Society entre 1820 e 1827. Faraday tomou notas destas conferências, e posteriormente mandou-as para Humphry, que o convidou para um encontro. Ganhou uma oportunidade como auxiliar de laboratório, com o tempo, o discípulosuperaria o mestre. Começava então o trabalho da difícil descoberta ao mundo invisível da energia (E).
Na época pensavam que “eletricidade era como um fluido que forçava a sua passagem por um tubo”, ou seja, aprenderam que as forças se deslocavam em linha reta, porém Faraday pensava de outra forma, ele imaginou que linhas invisíveis de força fluíam ao redor do fio elétrico, imaginando que um imã tinhalinhas similares emergindo dele, e que essas linhas seriam capturadas em seu trajeto. Também conseguiu provar através de experiências que o imã estático conseguia mover um fio. Humphry acusou Faraday de plágio, pois considerava que Wallace já havia descoberto tal coisa, mas o próprio Wallace isentou Faraday desta acusação.
Na era vitoriana ninguém conseguia explicar o que era a luz, Faradaytinha como objetivo explicar tal fenômeno. Eletricidade e magnetismo eram dois aspectos do mesmo fenômeno. Por 15 anos ele tentou convencer os céticos de que a luz era uma onda eletromagnética, e só conseguiu através de Maxwel, que com suas habilidades matemáticas conseguiu provar aquilo que Faraday demonstrava em suas experiências. Faraday inventou um novo tipo de física, que Einstein veio a chamarde ‘A Grande Revolução’.

2 Antoine de Lavoisier
Cem anos antes de Einstein, na frança, na época do iluminismo, Lavoisier era um rico aristocrata, e chefe dos fiscais tributários, não era bem quisto na França, pois cobrava altos impostos enquanto a população passava por grande dificuldade. Em 1771 Lavoisier casou com uma jovem aristocrata, de nome Marie-Anne Paulze. A sua mulher tornou-se numdos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (inglês e latim), mas também pela sua capacidade de ilustradora.
Lavoisier fazia muitas experiências, e podia contar com os aparelhos mais precisos da época, graças ao seu faturamento com recolhimento de impostos, fato que despertava a ira dos cidadãos franceses. Anos de pesquisa provaram que não se perde massaindependente do que aconteça, a matéria e os átomos minúsculos, que compõem todas as substancias, jamais se perde.
“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Quando explodiu a revolução francesa, os aristocratas perderam suas cabeças na guilhotina, e ser coletor de impostos foi determinante para o destino de Lavoisier.

3 Émilie du Châtelet
Muito antes da revoluçãofrancesa, outro nome entrou para a historia da física (e matemática) com contribuições cruciais para o campo, a jovem Châtelet era uma mulher a frente do seu tempo. Com apenas 23 anos descobriu a matemática avançada e contribuiu, juntamente com outros cientistas, para a quantificação dos movimentos. Casada, mãe de três filhos, vivia um casamento de aparências, mas tinha em seu marido um grande aliado....
tracking img