Pensador ovide decroly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO


Cristina Deodato
Dianacléia S. Barbosa
Elisangela Melo da Silva Richard
Mariene Santos D. Cruz
Neuma Santos
Pamela da Silva Cortes

















PROCESSOS PEDAGÓGICOS























São Bernardo do Campo
2012


[pic]




DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

Processos pedagógicos



PROJETO“PENSADORES - TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO”





“JOGOS”




PÚBLICO ALVO:
1º SEMESTRE DE PEDAGOGIA
NOTURNO


COORDENAÇÃO
MARIA INÊS GONÇALVES OLIVEIRA BANCATELLI

ARTE EDUCADORA

MARIA APARECIDA PERUSSI MARTINS




Resumo:

Por trás de cada trabalho do professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre o ofício de educar.Mesmo os profissionais de ensino que não conhecem a obra de Aristóteles, Rosseau, Durkeim, trabalham influências desses pensadores na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos,e ao currículo docente.Antes mesmo de existirem escolas, a Educação já era assunto de pensadores. Na disciplina Processos Pedagógicosteóricos da educação, é importante o estudo destes pensadores, pois cada aluno ao exercitar a educação deve espelhar-se na análise crítica das teorias da educação e teorias da aprendizagem nas diretrizes e bases da educação formal a partir dos desdobramentos da relação entre educação e os fatos econômicos, políticos, sociais e culturais. A educação e a contradição, numa perspectiva dialética e aeducação e a reprodução, numa perspectiva reprodutivista, as concepções da Educação e as várias tendências pedagógicas.



Justificativa:

Através de propostas e métodos da educação, da arte e da fenomenologia da percepção pretende-se uma ação educativa eficaz e qualitativa que visa desenvolver a educação com crianças do Ensino Infantil, e das séries iniciais do Ensino Fundamental, revendopráticas e conceitos pelos Grandes Pensadores, filósofos e educadores que fizeram a história da Grécia antiga até os dias de hoje.

Objetivos didáticos e conceitos trabalhados:

Conhecer o pensamento educacional, as descobertas, a criação dos grandes pensadores, para que possa ser aplicado com seus alunos. Objetivar que o aprendizado depende primordialmente das informações, interferências evivências às quais as crianças são submetidas.


Objetivos Específicos:

• Investigar o recente âmbito da concepção histórico-cultural e da pesquisa cultural para a renovação do campo investigativo e prático das teorias da educação.
• Ampliar, aprofundar, analisar, investigar as mais recentes formas de desenvolvimento das competências e habilidades do pensar.
• Captar, na produçãointelectual dos campos do currículo, a teoria da comunicação, da pesquisa cultural, elementos sociais, culturais, pedagógicos e psicológicos, compatíveis com a concepção histórico-cultural, que possam ser relevantes para a renovação do campo da didática.
• Discutir comparativamente as tendências pedagógicas, e sua influência na educação brasileira.
• Mostrar a importância das teorias deaprendizagem, que é um subconjunto da Ciência Cognitiva.
• Levar os alunos a elaborarem seqüências didáticas planejadas para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental;
• Criar um ambiente favorável ao resgate de valores e auto-estima com afetividade, motivando os alunos a cidadania;
• Experiência e utilização de diferentes materiais, fazendo com que sejam percebidos em suadiversidade, manipulados e transformados;

Competências, habilidades, valores, e atitudes:

• Colocar em prática as teorias aprendidas ao longo do curso.
• Transpor dificuldades diversas para a realização de um trabalho de auto-formação e de consciência social.
• Atuar nas esferas de educação informal.
• Fazer das atividades um prazer, uma atividade lúdica, de...
tracking img