A sociologia e o direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLOGIA E O DIREITO

Existe um campo da sociologia geral, designado como Sociologia Jurídica que procura estabelecer a relação existente entre a Sociologia e o Direito. A Sociologia pode serdescrita como uma ciência positiva que estuda a formação, transformação e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econômicos, culturais, artísticos e religiosos entre outros já o Direitopode ser interpretado como uma ciência normativa, que estabelece e sistematiza as regras necessárias para assegurar o equilíbrio das funções do organismo social.
As relações humanas no períodohelênico eram vistas ou como preceitos religiosos ou como teorias do direito. Por exemplo, pensadores helênicos como Platão, que escreveu "A República" e Aristóteles, que escreveu "A Política", foram osprimeiros a sistematizar e a encarar os problemas sociais separadamente da religião, porém, ligando-os à política e à economia. Santo Agostinho, que teve como obra "A cidade de Deus", apresentou ideias eanálises básicas para as modernas concepções jurídicas e até sociológicas.
Na Idade Média Européia o cristianismo traçou regras de conduta que deveriam ser obedecidas, por ser este dominante naépoca. Durante a Renascença surgiram obras que propunham normas entrosadas com a política e a economia. No séc. XVIII apareceram obras de grande valor no campo da política, economia e sociologia.
Como sepode perceber sempre houve uma tentativa com relação aos estudos sociológicos de estudar as modificações ocorridas em sociedade, assim como seus conflitos e consequências, muitas teorias surgiram aolongo dos tempos nos deixando claro o quanto a ciência social é dinâmica e transformadora, pois ter um objeto de estudo tão complexo como a vida em sociedade, que se transforma rotineiramentenecessita-se de uma ciência capaz de acompanhar tal evolução. Para a sociologia a base da sociedade é a família, a partir desta, ele irá começar a exercitar a sua sociabilidade iniciando suas atividades em...
tracking img