A sociologia de max weber (i)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula: 8 - Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Título
8 - Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas
Número de Aulas por Semana
1
Número de Semana de Aula
8
Tema
A sociologia de Max Weber (I)
Objetivos
Definir o objeto e o método deinvestigação da sociologia weberiana. Explicar o conceito de ação social. Distinguir ação social e relação social. Identificar os tipos de ação social.
Estrutura do Conteúdo
1.O método compreensivo de Max Weber De acordo com LOCHE, Adriana et al. Sociologia Jurídica. (Porto Alegre. Síntese, 1999 p.32), Max Weber procura compreender a sociedade como um agregado de indivíduos que possuem suasmotivações próprias. Ao mesmo tempo, o estatuto de realidade objetiva é mudado para uma concepção menos determinista de sociedade, segundo a qual a realidade é um fenômeno compósito; por isso, o cientista não conhece a sociedade de antemão, nem consegue abarcá-la totalmente. Para compreender a sociedade, é preciso entender as redes de significações estabelecidas pelos indivíduos em suas ações erelações sociai . Para criar uma imagem, ao passo que Durkheim via a sociedade como uma coisa, Weber a compreendia como um conjunto de ações parciais que precariamente se totalizavam. Assim, somente podemos compreender pequenos “pedaços” dessa realidade. Como cada individuo tem sua própria visão parcial do mundo, há um conflito permanente entre os indivíduos que compõem a sociedade. Por isso Weber propõe areconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador. 2. Ação social: uma ação dotada de sentido O objeto da sociologia, para Weber, é o sentido da ação social, que deve ser buscado pela apreensão da totalidade de significados e valores atribuídos pelos indivíduos. Nesse sentido, ele procura mostrar que não há apenas uma causa dos fenômenossociais; através da idéia de “adequação de sentido”, Weber mostra a convergência da ação em duas ou mais esferas que compõem o todo social ( a economia, a política, a religiosa, etc.), ou seja, a ação social é determinada por mais de uma causa, sendo que cada causa tem importância variada sobre a determinada ação. Para ele, a tarefa do sociólogo é “pesquisar os sentidos e os significadosrecíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais”. A análise sociológica deve, assim, compreender e interpretar o sentido e os efeitos das ações humanas. 2.1. Tipos de ação social: Weber, preocupado com o valor que cada indivíduo atribui à sua ação, procurou elaborar uma tipologia para compreender as características particulares, definindo quatro tipos deação: (i) Ação Racional com relação a fins – motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos. A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centraisda modernidade.

(i) Ação Racional com relação a valores – motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc. Neste tipo de ação o que importa para o indivíduo é seguir os princípios que mais lhe são caros, não importando o resultado de sua conduta, o que lhes impele é a lealdade aos valores que orientam sua conduta. È o caso dos agentes que abrem mão de vantagens financeiras emfunção da preservação ambiental, por exemplo.

(ii) Ação Afetiva - guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta. Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social.

(iii) Ação Tradicional- guiada...
tracking img