Alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIGESTÃO DE AMOSTRAS DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM MICRODIGESTOR PELO MÉTODO DE TEDESCO COM DIFERENTES QUANTIDADES DE ÁCIDO SULFÚRICO ALMEIDA, Gabriel Rockenbach de1; VALENTE, Beatriz Simões2; CABRERA,Bruno Ritta3, MORAES, Priscila de Oliveira3, MANZKE, Naiana Reinhardt3; JAHNKE, Dennis Silveira3; MOREIRA, Cristine Victória3; SILVA, André Silveira da4; XAVIER, Eduardo Gonçalves5.
– Mestrando doPPGZ/FAEM/UFPEL- gabriel_rockenbach@yahoo.com.br, – Doutoranda do 3 PPGZ/FAEM/UFPEL , – Integrantes do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente do DZ/FAEM/UFPEL, 4 5 – Técnico do Laboratório de Nutrição Animaldo DZ/FAEM/UFPEL, – Professor do DZ/FAEM/UFPEL –.
1 2

1. INTRODUÇÃO O uso eficiente de resíduos orgânicos como fertilizantes na agricultura depende do conhecimento da composição química dessesmateriais. Para a determinação dos teores de P, K, Ca, Mg e outros minerais, as amostras necessitam sofrer uma decomposição, que pode ser feita em meio seco por calcinação em forno mufla, ou em meioúmido em blocos digestores com adição de ácidos (Moraes e Rabelo, 1986). A queima das amostras em forno mufla pode fazer com que alguns elementos químicos sejam perdidos por volatilização ou adsorvidos naparede do forno (Melo e Silva, 2008), por isso a digestão úmida é mais utilizada, e também porque é mais rápida e permite a análise de muitas amostras em uma rotina de laboratório. Atualmente, ométodo mais utilizado é o de Tedesco et. al. (1985), que adiciona peróxido de hidrogênio para uma digestão prévia de duas horas, antes da adição de ácido sulfúrico e colocação no bloco digestor, para evitara formação de espuma e perda do material por volatilização quando o ácido é adicionado. A quantidade de ácido recomendada por esse método é de dois mL em 200 mg de amostra. Em análises realizadas,pelo Laboratório de Nutrição Animal do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, com o método de Tedesco, em amostras com alto teor de matéria orgânica, o tempo de digestão...
tracking img