A sociedade, a sociologia e eu enquanto cidadão e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE, A SOCIOLOGIA E EU ENQUANTO CIDADÃO E PROFISSIONAL

Sheila Pereira Nunes

Prof. Manoel José Fonseca Rocha

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração/Finanças (FIN 24) – Sociologia
01/10/2009

1 RESUMO

Palavras-chave: Sociedade. Sociologia. Ética profissional.

1 1 INTRODUÇÃO

Desde os primordios tentamos entender qual onosso papel para a sociedade, com os anos, evoluimos e aprendemos novas culturas, normas, e nos moldamos conforme a necessidade. Com o passar dos anos aprendemos que o desafio é conviver com o proximo, entender qual o nosso limite, e qual o dele.
O ser humano com suas emoções, culturas e educações diferentes, acabam tornando dificil a tarefa de viver em harmonica com as outras pessoas, masaprendendo um pouco sobre a sociedade acabamos entendendo varios aspectos para nos judar a conviver com o proximo.

2

3 2 SOCIEDADE

Pode-se definir sociedade como nome dado ao agrupamento de pessoas para a realização de atividades que visa resultados ou o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, interagindo entre si ou agrupamentonatural ou acordado de pessoas que apresentam distinção entre cada um, mas, que precisam de cooperação. Enfim, sociedade é feito de pessoas que precisam interagir entre si e viver harmonicamente.
Esses agrupamentos de pessoas precisam de normas e regulamentos para funcionar, baseado em cada cultura e valores sociais. As normas podem ser escritas ou não, possuindo a mesma força em seu meiosocial. A norma verbal pode ser discutida em grupo e a maioria vence, muitas até, caí em desuso com o tempo. A norma escrita não pode ser alterada, precisa ser acatada.
O ser humano não vive isoladamente, necessita viver em grupo. Segundo Aristóteles (1998, p. 18):

O homem é por natureza um animal social. A sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, édesenvolvida através do processo de socialização. Este é um processo social global, através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do grupo. Participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, valores e costumes, o individuo esta se socializando. Quanto mais adequada a socialização do individuo, mais perfeitamentesociável ele se torna.

O ser humano precisa aprender a viver em sociedade, não recebe isso pronto. Compartilhando propósitos, gostos, preocupações e costumes, vamos construindo nossa história.

2. SOCIOLOGIA

Entende-se por sociologia o estudo das relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia abrange,portanto, o estudo dos grupos sociais: da divisão da sociedade em camadas: da mobilidade social: dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
A sociologia surgiu no século XIX, em decorrência da necessidade dos homens em compreender os inúmeros problemas que estavam aparecendo com o inicio da industrialização.
A sociologia é a única ciência que tem como tema centralde estudo as interações sociais propriamente ditas. Seu objetivo é estudar os fenômenos sociais, identificando suas causas e apontando formas para solucioná-los quando se constituem em problemas para a sociedade.
Muitas são as definições para a sociologia, mas, dentre elas foram encontradas algumas divergências.
Segundo Rumney e Maier (1966, p.4) “sociologia é o estudo dasinterações dos espíritos humanos, suas condições e circunstancias. É a ciência do comportamento coletivo, da sociedade e dos fenômenos sociais. É um conjunto, uma ciência social, geral e coordenadora.”
Como observaram Rumney e Maier (1966, p.5) “as diferenças entre as várias definições encontradas são, essencialmente, variações de ênfase. O substrato comum a todas elas é a idéia de que a...
tracking img