A seca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO:
A falta de água no Nordeste e resultado do baixo volume de chuva que acorre durante todo o ano, o que para a região é uma coisa normal, pois não trata- se de um evento inédito, e sim de um fenômeno natural.
Antigamente ninguém olhava para a região como ela e vista atualmente, a população e os animais morriam por causa da escassez de água e comida, e ninguém procurava fazernada para mudar aquela situação, até que é descoberta, uma maneira de utilizar esse problema, como uma forma de arrecadar fundos para as “vitimas da seca”. Essa atividade tornou-se, a mais lucrativa, transformando as outras atividades da região, meras coadjuvantes, no novo cenário que passou a ser encontrado.
O estereótipo da seca, inventado pelos governantes, mascara o verdadeiro potencial daregião Nordeste. O problema da falta d’agua, em alguns pontos da região, se dá pelo mal gerenciamento dos recursos hídricos, existentes na região, pois a água existente, daria para suprir a necessidades dessas famílias que sofrem com a seca, essa “invenção de nordeste” como região sofredora, deveria ser colocada de lado, já que esse fenômeno não se restringe somente ao Nordeste, em muitos outrospaíses há lugares que passam pelos mesmos problemas, com a mesma intensidade e até com mais rigor, a seca se trata de um fenômeno cíclico, que pode vir a atingir até os lugares mais férteis e úmidos do mundo.
O uso desse problema como fonte de lucro, se trata de uma falta de consciência e um desrespeito com a população, ou seja, um problema que, com alguns investimentos poderia ser resolvidorapidamente, é deixado de lado, já que se torna mais cômodo e lucrativo deixar tudo como se encontra.
Algumas alternativas poderiam ser utilizadas para modificar essa situação. O poder público juntamente com a população poderiam desenvolver projetos e atividades que tenham como objetivo amenizar esses problemas, o turismo, por exemplo, é uma prática bastante lucrativa e já é muito grande naregião, restaria ao governo dar uma maior atenção e focar mais no seu desenvolvimento, o que se tornaria uma válvula de escape para quase toda a região, que não teria mais somente a seca como fonte de renda.






2. OBJETIVOS:

GERAL – Mostrar que a seca no Nordeste, é resultado de um mau gerenciamento dos recursos hídricos, e não só de um fenômeno natural.

ESPECÍFICOS ;
• Conhecer asrazões que levaram a transformar a problemática da seca em uma fonte de renda.
• Identificar os fatores que levaram a região Nordestina ser considerada uma das regiões mais pobres do pais.
• Analisar soluções viáveis para resolver o problema do abastecimento as famílias vitimas da seca.
• Propor atividades, que possam suprir a economia da região deixando de lado a problemática da seca.3. REFERENCIAL TEÓRICO:
A necessidade de procurar uma solução imediata para os problemas encontrados no Nordeste faz com que os governantes da região utilizassem o principal fator responsável pelos problemas como uma das maneiras mais eficazes e eficientes para conseguir despertar, o que poderia ser considerado uma auto- piedade em frente ao país e a população de outras regiões, quesensibilizados com a situação que se encontra nas regiões mais atingidas pela falta d’água e alimentação, esses liberariam verbas maiores com a tentativa de pelo menos amenizar a situação das vitimas da seca. “O problema aqui é bem diverso do que se passa em outras paragens brasileiras.”(PEREIRA LIMA, 1990).
O Nordeste é conhecido como uma das regiões mais pobres do Brasil, o fato de possuir umclima que não favorece muito a agricultura e também outras atividades consideradas essenciais para o bem estar da população, aumenta ainda mais este estigma de região sofredora, o que nas mãos dos políticos e governadores tornou- se uma mina de ouro, o fato de conseguir arrecadar verbas em prol dos desvalidos, sofredores, vitimas desse clima quente, pode ser considerado uma forma de exploração...
tracking img