Crise de 2008

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEQUILÍBRIOS SETORIAS E CRISES ECONÔMICAS

Os desequilíbrios setoriais e as crises econômicas, segundo Marx:

Para Marx, o desejo de possui mais capital fez com que o movimento capitalista investisse mais em máquinas e equipamentos para aumentar a produção e, consequentemente, a contratação de mais mão-de-obra.
Devido a necessidade, esta mão-de-obra se submetia a condições salariasbaixíssimas, fazendo com que os produtores capitalistas tivessem o controle do mercado de empregados. Esta situação, segundo Marx, era chamado de “exército industrial de reserva” que eram pessoas que tinham um padrão de vida abaixo do nivel de subsistencia e, por isso, se submetiam a tais situações. Ainda para Karl Marx, como existia uma demanda de oferta de trabalho muito maior que a procura, oscapitalista tinham o controle da situação, no entanto, como o capitalismo vinha em uma crescente e, por consequência, o setor industrial crescia cada vez mais, houve um “inversão nos papéis”: a oferta de emprego, devido o crescimento das indústrias, era maior que a procura, com isso o chamado “exercito industrial de reserva” já quase não existia e os capitalistas não tinham mais o controle dasituação, como exemplo era que os salários que, eram minímos, aumentaram significadamente.
Querendo sair dessa situação, os capitalistas então resolvem investir em máquinas e equipamentos afim de modificar o ciclo produtivo e aumentá-lo, além de reduzir a mão-de-obra e assim foi feito. Com isso, cada operário tinha uma participação maior na produção, além de aumentar a relação de produto por cadatrabalhador. Uma vez posta essa solução, os capitalistas conseguiram aumentar sua produção, além de resolver o problema dos sálarios mais elevados, devido a desnecessidade de se contratar mais operários, pois os novos equipamentos dispensavam o número elevado de contratados e, assim, os capitalistas voltaram a ter controle do mercado de emprego.
Contudo, o que os capitalistas não esperavam era quealém do aumento do desemprego, devido as máquinas não exigirem uma grande quantidade de mão-de-obra, e a paralização no aumentos do sálarios os prejudicassem intensamente, isso ocorria devido ao incremento da produção e, logimente, o aumento dela. Mesmo os capitalistas com uma grande quantidade produtos, não tinha para quem vender e, logo, não havia lucro, ao passo de que os salários eram baixo emuitos estavam desempregados e não tinham como consumir, segundo Marx era o chamdo “estrangulamento do mercado consumidor”.
Ainda com relação ao desequilíbrios setoriais e crises econômicas é importante destacarmos que Marx dividiu a economia capitalista em duas: a primeira são os bens de consumo( que são os produtos acabados) e os bens de capital( que são as máquinas e equipamentos queparticipam do ciclo de produção da empresa). Com isso como não havia demanda para adquirir os bens de consumo da indústrias, a soluação, segundo Marx, era reduzir a expectativa dos lucros, além de diminuir as metas de produção, ou seja, cancelar as metas de produtivas consideras grandes para a situação vigente.
Outro aspecto mencionado por Karl Marx era o fato de que reduzindo a produção a necessidade deadquirir bens de capital também iria, por consequência, ira diminuir. Além disso a diminuição desses bens de capital, ocasionaria também o aumento do desemprego, pois para quê o operário se não existia maquina para operar? Além da dimuição do valor dos sálarios e do declínio da renda nacional e a crise no mercado consumidor.
Os aspectos levantados por Karl Marx são tão importantes, que elemenciona uma interligação desses fatores, onde em consequência da queda do mercado consumidor a procura por bens de concumo iria diminuir também, além do número significativo de demissoes neste setor. A redução da renda sálaria também iria diminuir piorando a situação de excesso de bens de consumo no mercado, estaguinando a economia, e proporcionando um colapso econômico,pois o que é necesário para...
tracking img