Filme germinal, relacionado com direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GERMINAL

O filme retrata uma época, antecedente a revolução francesa, quando o processo de produção do trabalho no modelo capitalista era desumano, os trabalhadores tinham uma condiçãoprecária, tanto no trabalho quanto na vida social.
No emprego, o salário era extremamente baixo e além disso, diminuia cada vez mais, por isso todos os membros da família trabalhavam e mesmo assim a rendanão era suficiente para ter uma vida digna; através da reação quase nula dos personagens ao se deparar com mortes de colegas de trabalho, nota-se que aquilo já fazia parte da rotina deles por não haversegurança nem assistência médica, até mesmo porque não havia preocupação nenhuma por parte dos empregadores para com seus empregados, a única preocupação era o lucro; não havia lazer, descanço e nemse quer uma boa alimentação (hoje as empresas exploradoras de minas devem fornecer aos seus funcionários alimentação adequada à natureza do trabalho, conforme art.297 CLT). Época em que asociedade trabalhava sem direito a férias ou qualquer benefício trabalhista desfrutados atualmente pela maioria dos trabalhadores. Até então não existiam leis que garantissem os direitos humanos e muitomenos os direitos dos trabalhadores, o que fazia com que os empregadores se escusassem de seus deveres com os que para eles trabalhavam e as condições de trabalho ficassem cada vez mais debilitadas,visto que os empregadores não sofriam nenhum tipo de punição ou reclamações trabalhistas.
Todos os trabalhadores viviam em regime de exploração constante, até mesmo crianças e idosos, pois não haviarestrições alguma quanto a idade minima para exercer atividades trabalhistas e não havia aposentadoria ou afastamento médico.
Hoje, no CLT temos artigos específicos para trabalhadoressubterrâneos e conforme Art. 301 esse tipo de trabalho só é permitido a homens entre 21 (vinte e um) e 30 (trinta) anos.
Os mineiros não tinham jornada de trabalho definida e chagavam a ficar várias horas...
tracking img