A sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho fala sobre a sala de aula, mais precisamente sobre o conhecimento que a escola oferece e práticas tradicionais, fala também sobre como organizar os alunos em trabalhos individuais, coletivos e em grupos e as vantagens dessa organização. Também mantendo rotinas e normas e organizando o ambiente escolar, trabalhando corretamente com livros, materiais didáticos aeducação fica mais disciplinada.
O objetivo deste trabalho é ajudar os professores a deixar a sala mais harmônica e organizada para melhor o rendimento de seu trabalho.
Este trabalho está dividido em 6 partes. A primeira parte fala sobre o conhecimento específico da escola, a segunda em como organizar grupos de alunos e suas vantagens.
Na terceira parte fala sobre as rotinas e normas da sala deaula que favorece a organização das atividades em sala, na quarta parte fala do espaço que pode ser utilizado em sala de aula, ou seja, transformar o espaço de sala de aula em vários ambientes.
Na quinta e na sexta parte fala sobre, a organização dos materiais didáticos, e como trabalhar com os livros com os alunos.
A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica, no caso umaapostila ofertada pela professora.










A Sala de aula
A escola trabalha com o conhecimento de uma forma bastante específica e o espaço onde esse trabalho efetivamente acontece é a sala de aula.
Pensar a organização da sala de aula é pensar a relação de professores e alunos com o conhecimento.
Muitos professores, contudo, repetem velhas práticas de sala de aula por mera tradição,sem pensar, no sentido que tem. A repetição mecânica de normas e procedimentos, através do tempo faz com que tais práticas pareçam " Naturais", " Obrigatórias ".
Um exemplo de prática tradicional é o apego que certos professores demonstram a idéia de "Silêncio". Mas o silêncio dos alunos o tempo e a qualquer custo revelam uma visão de crianças como seres passivos, que devem ficar o tempo todoescutando, escutando..
O professor que reconhece a importância da interação do processo de conhecimento garante ocasiões para troca de informações, idéias, opiniões.
Na sala de aula ocorrem naturalmente ocasiões de interação espontânea entre os alunos. No entanto, é função do educador prever formas e momentos específicos de interação.
Para promover situações de ensino produtivas, é importanteplanejar momentos que possibilitem diversos tipos de interação.

Atividades coletivas, individuais e em grupo
Qualquer que seja a forma adotada para distribuir as atividades ao longo do dia, é interessante que o planejamento contemplem momentos de participação coletiva de toda a classe. Esses momentos coletivos são importantes no planejamento das atividades, na introdução de um assunto novo, naavaliação das atividades desenvolvidas.
O contato pessoal dá ao professor a oportunidade de conhecer melhor cada aluno, seu momento de desenvolvimento, suas dificuldades e dúvidas.
Para alunos que não estejam acompanhando o trabalho da classe, é mais proveitoso dedicar dois a três minutos de atenção.
Trabalhos em grupos além de propiciar as necessárias trocas de informação, cria situações quefavorecem o desenvolvimento da sociabilidade.
Ao invés do professor tentar reduzir as diferenças de opiniões de uma sala de aula, ele deve trabalhar com as variedades de opiniões, isto estará garantindo uma aprendizagem mais efetiva para todos.
Ao agrupar os alunos o professor precisa ter bem claro o objetivo previsto para cada situação. Dependendo da natureza da tarefa a ser realizada, podelevar os alunos a escolherem parceiros .
As duplas e trios são formas de interação que propiciam contato mais pessoal, permitem a participação de todos e possibilitam ao professor acompanhar mais de perto o processo de cada participante.
O agrupamento de alunos também pode atender a necessidade de trabalho diferenciado com aqueles que precisam desenvolver habilidades específicas.
Em determinados...
tracking img