Sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É claramente perceptível que o mundo atual tem inserido continuamente o ser humano numa diversidade de contextos, nos quais a leitura e a escrita fazem-se presentes de forma bastante intensiva, sobdiferentes modos, lugares e momentos diversos, desde a leitura de placa de trânsito a um recital de poesia ou contos de fadas. Nesse panorama diversificado a leitura e a escrita apresentam-se comoatividades essenciais na vida do homem contemporâneo.
A leitura está por toda parte, seja na escola ou mesmo fora dela. Ela é imprescindível para qualquer grau de escolaridade e o professor que desejarampliar o nível de conhecimento de seus alunos precisa, antes de tudo, buscar alternativas viáveis de leitura se quiser alcançar um resultado satisfatório quanto ao aprendizado da língua materna. Destamaneira, estimular e preparar o educando para o contato com os mais variados tipos de textos, exige, portanto, o (re) conhecimento do professor sobre a importância da leitura.
Por outro lado, éimportante considerar o papel do professor na criação de um ambiente alfabetizador, a sala de aula, um lugar estimulador, onde o educando terá a oportunidade de explorar diversos textos escritos como, porexemplo: o jornalístico, o clássico, o poema, a letra de música, o didático, a propaganda, a narração, a dissertação, assim como diversos são os leitores, realizando atos de leitura e de certo modointernalizando os processos da escrita. Para que os alunos percebam as diferenças entre a língua falada e a língua escrita é importante a participação do professor fazendo a mediação entre a leitura ea escrita.
Se pretendermos atingir o desenvolvimento da leitura e da escrita num trabalho educativo, objetivando a produção textual é importante que o aluno sinta e compreenda a função social dessahabilidade lingüista e o porquê de sua de existência. Para tanto é necessário motivá-lo a ler e escrever, mostrando a relevância do que ele tem a dizer e a necessidade de expressão de cada indivíduo;...
tracking img