A responsabilidade socioambiental um paradigma em discussão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 a responsabilidade socioambiental um paradigma em discussão 4
2.1 o Administrador e a responsabilidade socioambiental 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO

Estetrabalho acadêmico é resultado de uma minuciosa pesquisa sobre a responsabilidade social. Certo de que de maneira visível no âmbito empresarial este assunto se intensifica de forma tal que analisa todas as hipóteses possíveis para relacionar o bem estar social, a produção e o meio ambiente.
O assunto discutido dentro do paradigma da responsabilidade social é frente a um dos grandesproblemas da atualidade a crise energética vivida pelo homem moderno já que é impossível pensar este homem sem energia elétrica ou combustível. Pensando em ampliar os conhecimentos e quebrar paradigmas queremos que esta discussão leve ao leitor a reflexão e tomada de consciência que o meio ambiente pede misericórdia, pois o ser humano extrai inconscientemente os recursos naturais mesmo que estes recursossejam finitos.
Por isso é imprescindível esta discussão, a discussão de um paradigma contemporâneo e que causa absoluta preocupação para empresas e comunidades. Aprofundando este saber e esta analise discursiva facilitaremos certamente que aconteçam mudanças significativas nas ideologias de administradores que por si passarão a olhar com outros olhos esta questão em suas ações epropostas.
O texto descreve a responsabilidade socioambiental como paradigma sendo importante ressaltar que repensa a ação do administrador frente a este paradigma. Que esta leitura seja compreensível, clara e que alcance o objetivo de discutir não apenas transferindo conhecimento, mas construindo conhecimentos significativos a realidade local e global.
Deste modo no corpodesta pesquisa acadêmica consta o texto ‘A Responsabilidade Socioambiental um Paradigma em Discussão’, seguido do subtexto ‘O Administrador e a Responsabilidade Socioambiental’, referências bibliográficas e conclusão.






a responsabilidade socioambiental um paradigma em discussão

No decorrer dos séculos pelo crescimento da população, da revolução científica e de vários agentessociopolíticos surgiram inúmeras questões a serem discutidas por cientistas, economistas e estudiosos das diversificadas áreas do conhecimento. Dentre estas questões, devido os correntes problemas ambientais que praticamente são causados pela ação do homem na natureza foi estabelecida a discussão e reflexão sobre o paradigma da responsabilidade social.
O século XX marcado portransformações em todo o mundo, estimulado pela democratização e abertura de fronteiras comerciais como consequência do desenvolvimento industrial na analise de Hobsbawm (1995, p. 548) via que:

“As corporações empresariais sofriam pressões quanto a sua responsabilidade perante alguns dos grandes problemas do mundo.” Para minorar o impacto ambiental da atividade econômica da humanidade, eranecessário reduzir “ao ‘sustentável’ a taxa de desenvolvimento a médio prazo, e a longo prazo, se chegaria a um equilíbrio entre a humanidade, os recursos (renováveis) que ela consumia e o efeito de suas atividades sobre o ambiente. (...) o problema de estabelecimento desse equilíbrio não era de ciência e tecnologia, e sim político e social. (...) Tal equilíbrio seria incompatível com umaeconomia mundial baseada na busca ilimitado do lucro por empresas econômicas dedicadas, por definição, a esse objetivo, e competindo umas com as outras num mercado livre global.”

Sendo assim o termo ‘Responsabilidade Socioambiental’ torna-se cada vez mais presente nos assuntos empresariais usado para designar as responsabilidades com a sociedade e meio ambiente. Por tanto não seria...
tracking img