“Ecocidadania: uma semente a florescer” - formação de multiplicadores ambientais no colégio universitário - colun

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Ciências Humanas/ Educação/ Ensino Profissionalizante
“ECOCIDADANIA: UMA SEMENTE A FLORESCER” - FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - COLUN

Lainna Letícia de Souza Ribeiro
Alpha Barros Silva
Irecer Portela Figuerêdo Santos (Depto. de Geociências, DEGEO, São Luís/MA)

INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental no limiar do século XXI se insere num contexto derivado douso inadequado dos recursos naturais e da perda da qualidade ambiental em diferentes escalas espaços-temporais. A partir da metade do século XX houve uma preocupação e intensa reflexão a respeito do ambiente no qual a sociedade atual está inserida e as problemáticas que que esta causa e vêm causando e, por consequência, também sofrendo. Nesse sentido, propostas que visem à melhoria da qualidade devida e a preservação e conservação dos recursos naturais por meio de políticas públicas são fundamentais para a resolução dos problemas, e o ambiente escolar, é o principal protagonista onde as ações em Educação Ambiental devem acontecer.
O presente trabalho é resultado de atividades desenvolvidas durante o ano de 2011 no Colégio Universitário - COLUN, em São Luís – Maranhão, intitulado:“ECOCIDADANIA: uma semente a florescer” que teve como objetivo orientar alunos do curso técnico em meio ambiente sobre a questão ambiental e sensibilizá-los acerca da problemática socioambiental local através do desenvolvimento seriado de atividades, para que os mesmos desenvolvessem atitudes coerentes, valores e práticas sustentáveis no ambiente social e natural, tornando-os ECOCIDADÃOS. O desenvolvimentodeste se deu com a participação de duas alunas com bolsas de extensão da UFMA.

MÉTODOS
O presente trabalho buscou desenvolver diversificadas atividades e técnicas que promovessem ações educativas voltadas para a Educação Ambiental, tais como palestras, dinâmicas, discussão da temática, entre outros em horários opostos e combinados com os alunos interessados em participar do projeto. Foramrealizadas durante o período de um ano: palestras, dinâmicas e discussão nas abordagens em Protagonismo Juvenil, Meio Ambiente e Saneamento Básico e seus desdobramentos, envolvendo um total de 30 alunos do curso técnico em meio ambiente do Colégio Universitário – COLUN.
Considerando que a sustentabilidade sugere uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrioambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento (JACOBI, 1997), a partir de práticas incorporadas pela Educação Ambiental, foram estruturados argumentos e formas adequadas para que a ideia seja adotada por um número de pessoas cada vez maior, de modo que sensibilize não apenas jovens participantes, mas que os tornem multiplicadores ambientais na comunidade e no entorno da escola.
Osmateriais utilizados para o desenvolvimento das atividades foram cedidos, ora pela Universidade Federal do Maranhão, ora providenciados pelos alunos-bolsistas, sendo: data show, papéis, canetas dentre outros materiais de uso pessoal dos participantes.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Desenvolver as atividades do projeto “ECOCIDADANIA: uma semente a florescer” foi um desafio pela dificuldade em conquistar osalunos do curso técnico a participar, em horário distinto do curso, e organizar o planejamento das atividades, já que dependíamos do acompanhamento do professor supervisor da escola, que muitas vezes estava atarefado com os compromissos da escola. Além disso, a falta de vivência e experiência das alunas-bolsistas em desenvolver e acompanhar os fundamentos teorizados sobre formar pessoas emEducação Ambiental, precisou ser superado no processo de implantação.
Numa adaptação contínua de conhecimento sobre o que se propunha e como discutir entre os membros da equipe responsável, buscava-se informações com quem havia desenvolvido algo parecido e garantiam-se parceiros para proferir palestras e administrar as dinâmicas de grupo. Estes parceiros eram professores convidados do Departamento...
tracking img