Biografia de froebel e pestalozzi

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2013
Friedrich Froebel
Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach, 21 de abril de 1782 e faleceu em 21 de junho de 1852. Filho de um pastor protestante, nove meses depois de seunascimento, sua mãe morreu. Froebel foi adotado por um tio e viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava.Tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola de Pestalozzi, na Suíça. Em 1816 fundou sua primeira escola, em uma cidade alemã e após dois anos, sua escola foi transferida para Keilhau, onde pôsem prática suas teorias pedagógicas.
Logo se mudou para Suíça, onde treinou professores e coordenou um orfanato. Após adquirir essas experiências, fundou o primeiro jardim de infância, na cidadealemã de Blankenburg. O nome (jardim de infância) reflete uma ideia de Froebel, que era compartilhada com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação,exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. Juntamente com a administração do jardim- de – infância, Froebel coordenou uma gráfica onde eram impressas instruções de brincadeirase canções para serem utilizadas em escolas e em casa. Os jardins de infância se espalharam rapidamente pela Europa e Estados Unidos, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofoJohn Dewey.
Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Suas idéias foram expostas depois, em 1826, em suamais importante obra, “Die Menschenerziehung”, “A educação do homem”.
Froebel afirma em sua obra A educação do homem (1826) que "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condiçãohumana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Froebel e pestalozzi
  • Resenha Crítica sobre Pestalozzi e Froebel
  • Biografia de joão henrique pestalozzi
  • Biografia e principais obras de Pestalozzi
  • Biografia e Principais Obras de Froebel
  • Friedrich Froebel
  • Biografia de froebel e contribuições para a educação
  • Froebel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!