Energia limpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Responsabilidade socioambiental
1.1 A sustentabilidade no mundo empresarial
Até o final da década de 80, o êxito da administração de um negócio era avaliado exclusivamente pelo seu balanço patrimonial, um retrato estático da geração de valor para os acionistas. Sob essa visão os únicos públicos relevantes para a gestão de uma empresa eram os acionistas e os clientes.
Entretanto, aredução da participação do Estado na economia e a conseqüente restrição de sua capacidade de gestão das questões sociais passam a conferir ao setor privado parte dessa responsabilidade.
Além disso, as empresas constatam que, para garantirem o crescimento de seus negócios, necessitam se envolver diretamente com a educação e o bem estar social de sua força de trabalho, atividades essas antes deresponsabilidade única do Estado.
Esse diagnóstico introduz nos sistemas de gestão empresarial o mapeamento dos públicos de relacionamento e fomenta o desenvolvimento de planos de ação para administrar de forma eficiente as necessidades desses atores.
Surge um conceito formal de responsabilidade empresarial, que inclui, nos públicos de relacionamento, funcionários, prestadores de serviço,fornecedores,comunidade, governo e meio ambiente.
Essa visão exige repensar o planejamento estratégico das empresas, direcionando parte do valor agregado para esses públicos.
A crescente discussão sobre o tema responsabilidade empresarial indica que não só o setor privado deveria incorporar esse novo formato de planejamento e de gestão. Empresas estatais ou de capital misto com foco e desempenho similar ao dosetor privado também deveriam atualizar sua forma de administrar.
Paralelamente a essa discussão, a ampliação da consciência ambiental, fruto da constatação da crescente redução de disponibilidade de recursos naturais,precipita uma demanda cada vez maior por transparência em relação ao impacto ambiental do mundo empresarial e, por conseqüência, por medidas minimizadoras desse impacto.
A noçãode cidadania e os direitos coletivos foram redefinidos e ganharam novas formas de expressão, tendo como principal agente a sociedade civil organizada.
A fusão desses dois novos elementos estratégicos - o social e o ambiental – surge como evolução natural, uma vez que potenciais riscos ambientais em sua grande maioria podem representar ameaças diretas a ecossistemas, bem como a comunidades delesdependentes.
Não é possível avaliar impactos ambientais adversos, sem questionar as suasconseqüências sociais. Da mesma forma, a correta gestão ambiental representará um valor agregado para grande parte dos públicos de relacionamento de qualquer negócio.
No novo contexto, a busca da excelência pelas empresas precisa ter como objetivos a qualidade nas relações e a sustentabilidade nos negóciosconsiderando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Assim, chegamos ao conceito de responsabilidade socioambiental (RSA), também denominado pelo Instituto Ethos como responsabilidade social empresarial (RSE).

É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariaiscompatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade,preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras,respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais
(INSTITUTO ETHOS, 2007).

E qual é a diferença entre os conceitos de RSA e de filantropia empresarial?
Filantropia empresarial é, basicamente, uma ação social externa da empresa,que tem comobeneficiária principal a comunidade em suas diversas formas – conselhos comunitários, organizações não-governamentais, associações comunitárias.
Por sua vez, responsabilidade socioambiental é um conceito mais amplo, focado na cadeia de negócios da empresa e que engloba preocupações com um público de relacionamento maior, cujas demandas e necessidades a empresa deve buscar entender e incorporar aos...
tracking img