A rede urbana brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A rede urbana brasileira
A rede urbana brasileira, nos últimos anos, vem passando por um grande processo de transformação oriundo do forte fenômeno de integração dos mercados proporcionado pela Globalização. 
Estas cidades ligadas umas as outras estão em processo contínuo de dinamismo e assumem a sua importância dentro da rede de acordo com a sua produção, circulação, consumo e os diversosaspectos das relações sociais. 
A rede urbana brasileira, até a década de 1970, caracterizava-se, de acordo com Corrêa. Segundo Corrêa, há alguns tipos de redes, como exemplo, tem-se redes do tipo solar, dendrito, christalleriano, axial e complexo. Nas formas mais antigas desse sistema integrado de cidades a rede dendrítica tomava destaque, posteriormente, a forma mais comum das redes de cidadescaracterizava-se pelo modelo Christalleriano, ou seja, um modelo baseado na teoria dos lugares centrais, por sua vez, de acordo com Christaller (1966), consiste no desenvolvimento desigual dos centros urbanos, com um grande centro urbano se sustentando no fornecimento de serviços especializados – centrais – cuja produtividade é superior à encontrada em centros urbanos menores. 
A verdade é queultimamente as relações entre as cidades brasileiras estão bem mais integradas, as cidades não estão mais inseridas, somente, na economia regional. Trata-se, em toda parte, de uma rede urbana que sofreu o impacto da globalização, na qual, cada centro, por minúsculo que seja, participa, ainda que não exclusivamente, de um ou mais circuitos espaciais de produção.
A rede de cidades continua sendo umsistema integrado e hierarquizado que vai dos pequenos aglomerados às regiões metropolitanas ou grandes cidades, mas suas conexões, no entanto, adquirem contornos complexos, agora não mais exibindo um padrão exclusivamente christalleriano e muito menos dendrito como aponta Corrêa, estabelece-se assim uma relação de múltiplos circuitos na rede urbana.

Características da rede urbana brasileira
Umadas características da rede urbana brasileira é a configuração no território de áreas de ocupação contínua entre municípios contíguos. No litoral essas áreas estendem-se pela faixa litorânea e adquirem um padrão funcional próprio de balneários e das atividades portuárias, industriais e de serviços ali desenvolvidas.
A rede urbana nacional caracteriza-se por um acentuado desequilíbrio:
* Nadimensão demográfica.
* Na repartição espacial.
* No nível das funções oferecidas pelos centros urbanos.
* A excessiva concentração das populações e das actividades económicas nas grandes aglomerações económicas leva a uma saturação do espaço urbano.
Pode considerar-se uma rede urbana às escalas:
* Regional.
* Nacional.
* Internacional
Para caracterizar uma rede urbana, éhabitual ter em conta:
* A distribuição espacial.
* A dimensão das cidades.
* A importância das cidades
* A rede urbana portuguesa, em que se destacam Lisboa e Porto, é constituída essencialmente, por cidades com menos de 25 000m habitantes.

A rede urbana nacional evidencia um forte desequilíbrio, já que apresenta:
* Um grande número de cidades de pequena dimensão.
* Umnúmero reduzido de cidades de dimensão média.
* Duas cidades de maior dimensão, mas com uma significativa diferença entre si: Lisboa com mais do dobro do número de habitantes do PORTO.

Hierarquia das metrópoles e centros tecem as redes de influência
As áreas de influência dos centros foram delineadas a partir da intensidade das ligações entre as cidades, com base em dados secundários e osobtidos no questionário especifico. Foram identificadas 12 redes de primeiro nível. As cidades foram classificadas em cinco níveis, por sua vez subdivididos em dois ou três subníveis:

1. Metrópoles – Os 12 principais centros urbanos do País, com grande porte, fortes relacionamentos entre si e, em geral, extensa área de influência direta. Têm três subníveis:

a) Grande metrópole nacional –...
tracking img