A questao racial na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Gestão de recursos Humanos
Polo Vitória-ES




RELATÓRIO:

A QUESTÃO RACIAL NA ESCOLA

Turma N11- RecursosHumanos 1º Período

Vitoria 2012
Essa palestra tem como objetivo refletir sobre a questão racial no âmbito educacional, reconhecer a urgência de ações que promovam uma, sociedade mais justa, pensarsobre o papel do educador diante das questões raciais.
O Governo Federal instituiu a Lei nº. 10.639/2003 promulgada em 9 de janeiro de 2003, esta lei pretende:
• Incluir a história da culturaafricana na educação básica.
Ela torna obrigatório o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira em toda a escola de Ensino Fundamental e Médio. Assim diz a lei:
Art. 26-A. Nosestabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere o caput desteartigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povonegro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.
§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e Histórias Brasileiras.
A escola, com o papel de produtora de conhecimento é local privilegiado para se desenvolver o diálogo arespeito do preconceito racial. A disciplina de História ajudará no enfrentamento da questão do preconceito e da discussão da situação do afrodescendente no Brasil. Ela trabalhará com a construção de um novoolhar sobre a história nacional, regional, local e ressaltará a contribuição dos africanos e afrodescendentes na construção da nação brasileira.

´´ Triste época! É mais fácil desintegrar um...
tracking img