A psique intra uterina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSIQUE INTRA-UTERINA
O que é psique?
O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes de um indivíduo, ou seja, a mente.
A construção da psique
Augusto Cury médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor defende que a construção da vida mental decorre em 4 etapas:
1º A partir das matrizes dos pensamentos essenciais (não conscientes) que são provocados pelosestímulos intra-uterinos. Esses pensamentos reorganizam os micro-campos de energia emocional e motivacional fetal, expandindo as possibilidades de produção de experiências emocionais e motivacionais através do conjunto de estímulos intra-uterinos interpretados.
2º A partir da iniciação da leitura multifocal da memória histórico-existencial pelos fenômenos inconscientes da psique: o fenômeno daauto-checagem da memória, âncora da memória e complexo do auto fluxo. Todos os pensamentos essenciais, as emoções, os desejos e as sensações tornam-se experiências psíquicas que são registradas automaticamente pelo fenômeno RAM (registro automático da memória) na memória histórico-existencial (mais tarde memória autobiográfica). Destaca-se o papel da memória genético-instintiva que não tem apenas afunção de perpetuar a vida, e também de enriquecer a memória histórico-existencial, pois cada reação instintiva produzida é arquivada como RPS (representações psicossemânticas), expandindo assim, a história intrapsíquica.
3º A partir das substâncias neuroendócrinas do metabolismo da mãe e que passam pela barreira da placenta. Essas substâncias são produzidas, principalmente, em situações de tensãoemocional e stress psicossocial. Assim, o feto pode ter taquicardias, contrações musculares e ansiedades decorrentes do estado emocional da mãe que vão influenciar a construção da mente, o perfil emocional e a personalidade. Na verdade, os níveis de timidez, de ansiedade diante das situações estressantes, de intolerância diante de frustrações, de excitabilidade diante de novas situações, deestabilidade emocional, de insegurança, etc., formam-se logo na vida intra-uterina.
4º A partir da leitura da memória genético-instintiva e das substâncias neuroendócrinas fetais, produzidas pela carga genética, que transmutam micro campos de energia físico-química no campo de energia psíquica. A história intrapsíquica – ou seja, a história da mente de cada um de nós – é, pouco a pouco, arquivada eproduzida inevitavelmente pelo fenômeno RAM ao longo de todo o processo existencial desde a vida intra-uterina. Ou seja, as estruturas da nossa mente e que influenciam a nossa vida psíquica e os comportamentos no futuro têm uma origem anterior ao nascimento. Todas as idéias, pensamentos, análises, reações fóbicas, prazeres, angústias existenciais, desejos, impulsos, enfim, todas as construçõespsicodinâmicas produzidas pelos processos de construção da mente durante a vida fetal são geradas a partir da leitura da história intrapsíquica. Sem esse tempo de vida fetal em que se constrói a psique, sem essa história intrapsíquica anterior ao nascimento, não seriamos seres pensantes, não construiríamos idéias, nem tão pouco teria uma consciência existencial. Por isso se pode dizer que os fetos pensammuito, mas pensam matrizes de pensamentos essenciais, que são inconscientes.
Assim, todo o ser humano inicia o desenvolvimento da sua inteligência, a construção dos pensamentos e a consciência do EU durante a vida intra-uterina. Aqui convém destacar o que Augusto Cury chama de “mordomos da mente”: o fenômeno da auto-checagem da memória, a âncora da memória e o complexo do auto fluxo. São eles que“alimentam” a mente e promovem o seu desenvolvimento.
Auto-checagem da memória (acm)
O fenômeno da ACM é intrapsíquica, inconsciente e automático. É um processo de registro rápido dos estímulos sensoriais na memória. Ele produz uma ponte de ligação entre esses estímulos e a história intrapsíquica, arquivada na memória. A ACM alimenta cadeias de pensamentos essenciais (inconscientes) que,...
tracking img