Sistema de gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Devido às constantes mudanças no cenário mundial, na economia e na política, as empresas tendem a se adequar a novos padrões de gerenciamento em detrimento ao conceito tradicional de hierarquia, comando e controle.
A questão ambiental está cada vez mais evidente como uma prática que remete as empresas à idéia de que é necessário produzir sem degradar o meio ambiente e de usar osrecursos naturais de forma sustentável para que gerações futuras não sofram com a escassez e degradação do ecossistema. Neste sentido a gestão ambiental ganha força no meio empresarial, pois os consumidores estão exigindo, das mesmas, a responsabilidade social, agregada em seus produtos e/ou serviços.
Desde o surgimento do homem no universo, o mesmo vem o transformando de maneira bastantesignificativa, no entanto com o advento do capitalismo e da revolução industrial, novas forma de processos produtivos vem aumentando consideravelmente a produção e isso tem sido um importante fator que estimula a exploração dos recursos naturais.
Desde muito tempo o meio ambiente serve como fornecedor de recursos para toda e qualquer produção que o ser humano tenha a intenção de fazer. A utilização derecursos naturais é de profunda importância para a sobrevivência do homem na terra, no entanto, ultimamente, o seu uso desordenado, está provocando uma escassez geral.
Como reflexo de uma atitude que respeita o meio ambiente e explora alternativas para não degradá-lo, é que o termo gestão ambiental passou a ser amplamente usado no meio empresarial. Essa atitude reflete diretamente na qualidade devida das pessoas que são beneficiadas por um ambiente ecologicamente equilibrado.
A gestão ambiental preocupa-se com a conservação e preservação da biodiversidade, visando reduzir os impactos ambientais e tem um papel muito importante no desenvolvimento de políticas de conscientização para proteger o meio ambiente, desenvolvendo assim, programas de educação ambiental que exponham a realimportância de pequenas práticas diárias de preservação ambiental.
O Sistema de Gestão Ambiental surge como resultado de um processo que vinha evoluindo ao longo dos diver¬sos fóruns de discussões sobre problemas ambientais, e que buscavam uma ma¬neira de levar soluções ao ambiente produtivo. Frente a essa questão foi criado o conjunto de normas ISO 14000, que visa desenvolver uma abor¬dagemorganizacional que leve a uma gestão ambiental efetiva.
Este trabalho foi desenvolvido, com objetivo de fornecer uma visão básica do sistema de gestão ambiental com enfoque nas responsabilidades e problemas ambientais das empresas.



































PARTE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL

1 INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL

1.1 CONCEITO EDEFINIÇÕES

A gestão ambiental se preocupa com as práticas empresariais que visam o uso sustentável dos recursos naturais, a fim de não torná-los escassos, ou seja, o termo é entendido como a diretriz e a atividade administrativa e operacional, tal como planejamento, direção, con¬trole, alocação de recursos e outras ações realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, querreduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que eles surjam.
A gestão ambiental compreende a passagem do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico, no qual um enfoque essencial dessa mudança é que a percepção do mundo como máquina cedendo lugar à percepção do mundo como sistema vivo. Essa alteração diz respeito à compreensão da natureza, daestrutura humana, da sociedade e, consequentemente, também de nossa percepção de uma organização de negócios. As empresas são sistemas vivos, cuja visão não é possível apenas pelo prisma econômico. Como sistema vivo, a empresa não pode ser rigidamente controlada por meio de intervenção direta, porém pode ser influenciada pela transmissão de orientações e emissões de impulsos.
A gestão ambiental...
tracking img