A psicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem na lectoescrita: um estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL





A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM REATIVO: UM ESTUDO DE CASO
















PINDARÉ
2010
1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho aborda um estudode caso, realizado através de um diagnóstico psicopedagógico, como um ser cognoscente que apresentava como queixa básica a ausência de habilidades de leitura e escrita. Na realização do referido estudo de caso aplicou-se conhecimentos teóricos e práticos da área Psicopedagógica.
Diante dos problemas de aprendizagem que afetam alunos no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas,provocando sua exclusão na escola e conseqüentemente o fracasso escolar, faz-se necessário esclarecer a importância do diagnóstico psicopedagógico, como um instrumento de investigação que busca através da análise dos diferentes fatores que envolvem a aprendizagem compreender as causas que desencadeiam os problemas dela decorrentes, impossibilitando tais alunos de obterem êxito na escola.
Ofato de estar na escola e não progredir na aprendizagem é angustiante para o aluno, especialmente, e também para sua família. Além disso, quando não se encontra a resposta sobre as causas de tal deficiência, o mais comum é responsabilizar o ser cognoscente isoladamente por não atingir as metas estabelecidas pelo sistema educacional e pela sociedade como padrões de aprendizagem. O aluno que nãoalcança tais resultados é deixado à margem pela escola, com isso, se não houver uma adequada intervenção, realizada por um profissional habilitado, esse aluno poderá ter seu futuro comprometido, endossando apenas as estatísticas de fracasso e evasão escolar.
Portanto, voltar-se para a realidade do problema de aprendizagem e suas implicações na escola e na vida dos sujeitos, torna-se umanecessidade para todos os profissionais comprometidos com a educação. Nesse contexto, a Psicopedagogia recorre a diferentes áreas do conhecimento para compreender a aprendizagem em todas as suas dimensões.
Nessa abordagem buscou-se entender através de uma vasta pesquisa bibliográfica, as concepções sobre aprendizagem que norteiam a prática psicopedagógica, os problemas de aprendizagem e osfatores que nela interferem, o fracasso escolar e o papel do psicopedagogo frente aos entraves da aprendizagem, além disso, ocorreu a realização prática de um diagnóstico psicopedagógico interventivo.






























































2 PSICOPEDAGOGIA


A Psicopedagogia é uma área de estudos voltadapara a aprendizagem humana. Preocupa-se com os problemas que envolvem o sujeito em seu processo de aprendizagem. “Seu objetivo é resgatar uma visão mais globalizante do processo de aprendizagem e, conseqüentemente, dos problemas decorrentes desse processo” Scoz (2008, p. 23).
Compreender o processo de aprendizagem em uma abordagem mais ampla é o foco da Psicopedagogia, essa preocupaçãoparte da visão reducionista sobre a aprendizagem que permeiou a educação durante muito tempo, onde a capacidade para aprender era associada diretamente a fatores orgânicos. Portanto, se o sujeito não aprendia era porque não tinha estrutura orgânica normal para que seu organismo realizasse essa função, com isso, sem que houvesse nenhuma investigação mais ampla, tal sujeito era enviado para classesespeciais ou simplesmente descartado do contexto escolar, já que nada poderia ser feito no âmbito da escola para que ele aprendesse.
Nesse sentido, é importante ressaltar que até a década de 70, os problemas de aprendizagem eram compreendidos a partir de uma visão organicista, que considerava os indivíduos com dificuldades na aprendizagem como portadores de alguma deficiência mental....
tracking img