Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA

ANDRÉIA MENDES NASCIMENTO 
 








DISLEXIA E EDUCAÇÃO 
 
 
 







CAMPO GRANDE
NOVEMBRO/2005 
ANDRÉIA MENDES NASCIMENTO 
 











 
DISLEXIA E EDUCAÇÃO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto Campo Grande de Ensino Superior, como requisito parcial paraaprovação na disciplina de Desenvolvimento de Monografia Científica.  











CAMPO GRANDE
NOVEMBRO/2005 .


SUMÁRIO




1.JUSTIFICATIVA 4
2. OBJETIVOS 5
Objetivos Gerais 5
Objetivos Específicos 5
3.TEMA 6
4. PROBLEMA 6
5. HIPÓTESE 6
6. DISLEXIA- PARA ALÉM DO FRACASSO ESCOLAR 8
7. DISLEXIA E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM 11
8. DISLEXIA – UM NOVATO NAPSICOPEDAGOGIA 14
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS DO PROJETO 18
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19





1.JUSTIFICATIVA



Este projeto é construído sobre a justificativa de representar o exercício demonografia que terá segmento conforme indicações das normas do Instituto Campo Grande de Ensino Superior – ICGES, partindo do pressuposto de que a pesquisa é o fomento para aconstrução do saber construtivo.
Desta forma a instituição age para que este exercício seja a prática real da prática da ampliação do conhecimento, visando formar e ampliar o conhecimento do profissional queira agir no cenário educacional.
Através deste desenvolvimento pretende-se criar no aluno o interesse e envolvimento com o desenvolvimento de pesquisas e construção doconhecimento, promovendo não somente uma prática redacional,mas também a prática da sintetização e interpretação da bibliografia que irá compor o trabalho de Conclusão de Curso, de modo que venha a compor parte da base bibliográfica para o futuro Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sendo construído com base na leitura e interpretação das seguintes obras abaixo descritas:
- ABRAMOWICZ, Anete, Org.Dislexia - Para além do fracasso escolar;
- DROUET, Ruth Caribe da Rocha. Dislexia e Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
- FRANÇA, C. Dislexia - Um novato na Psicopedagogia. In: SISTO, F. et al. Atuação

2. OBJETIVOS





Objetivos Gerais

Os objetivos gerais deste projeto focam-se na formação de uma base conceitual de desenvolvimento preparatório, visando comportar oprocesso de formação necessário para o desenvolvimento do Projeto de Conclusão de Curso – TCC, funcionando como um exercício prático de redação e pesquisa no tema da dislexia e da inclusão educacional neste sentido.




Objetivos Específicos


Compreender os processos de desenvolvimento de um trabalho de pesquisa bibliográfica somada à prática redacional;
Desenvolver a pesquisa e coletade dados acerca do tema do futuro Trabalho de Conclusão de Curso;
Desenvolver prática e desenvoltura na composição, elaboração e finalização de projetos visando maior agilidade tanto em conhecimento quanto em práxis para trabalhos de pesquisa e conhecimento na área educacional, neste momento mais especificamente, na área da dislexia.



3.TEMA



Dislexia e educação.





4.PROBLEMA

A dislexia é uma das ocorrências que em geral se esconde por trás dos altos índices de fracasso escolar, e isto é uma observação direta sobre o tema. Desta forma, percebemos os seguintes fatores que necessitam de uma abordagem mais profunda:
- O trato da escola com a dislexia se desenvolve de forma deficitária?
- Não existe uma estrutura e preparação funcional condizentes com asnecessidades dos alunos portadores deste desvio de aprendizagem para o seu desenvolvimento ?
- É angustiante a situação a situação da criança disléxica no cenário educacional vigente, o qual não raro lhe poda as oportunidades, sendo que torna-se emergente um estudo sobre o tema?

5. HIPÓTESE


A dislexia atua de forma massante sobre uma parcela de aluno altamente criativos, que por...
tracking img