O papel do psicopedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS DIFICULDADES, DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Relato de Pesquisa
Resumo
Este artigo apresenta a discussão dos resultados obtidos por uma pesquisa realizada no ano de 2009, sobre o tema: “O papel do psicopedagogo diante das dificuldades, distúrbios e transtornos de Aprendizagem”. Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar questõesrelacionadas ao papel do psicopedagogo diante dos distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Diante da relevância do papel do psicopedagogo na atuação para o atendimento às dificuldades de aprendizagem, levantamos a questão: como estão as abordagens e as dificuldades do “fazer” psicopedagógico: identificar os diversos materiais, técnicas e estratégias que podem ser utilizados no trabalho deintervenção dirigido para os problemas de aprendizagem. Para tanto, o trabalho se orienta por uma metodologia de abordagem qualiquantitativa, tendo como instrumento a coleta de dados questionários, constituídos de perguntas fechadas e abertas e optou-se por trabalhar com a totalidade de vinte sujeitos, em sete escolas oito clínicas particulares da zona sul de São Paulo. Os resultados basearam-senas contribuições dos sujeitos em questão. Uma lacuna observada e que nos deixa como psicopedagogos, bastante intrigados, diz respeito à falta de preparo profissional no atendimento de clientes/pacientes com  dificuldades de aprendizagem. Que a maioria dos psicopedagogos se preocupam com sua própria formação e com a qualidade de atendimento que oferecem para seus clientes/pacientes, procurando seatualizarem através de palestras e oficinas. Muito se tem falado sobre dificuldades de aprendizagem, embora seja comum este assunto nos meios educacionais, pouco é compreendido. E ainda, as definições das DA são muito polêmicas, recebendo contribuições na elaboração de diversas áreas.
Palavras-chave: psicopedagogo, dificuldades, distúrbios, transtornos, aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
Se, para vivera vida é preciso aprender; se, para executar as ações necessita-se desenvolver habilidades, se não é possível aprender tudo, se sempre haverá alguma habilidade a ser aprendida, então é natural que em algumas ações se obtenha mais sucesso do que em outras. Isto é o que vai caracterizar as dificuldades de aprendizagem; algumas coisas serão mais difíceis do que outras para todas as pessoas. Todo serhumano terá facilidade para executar determinadas ações e dificuldade para realizar outras, seja por causas orgânicas, emocionais ou ambientais. 
De acordo com este ponto de vista, as dificuldades de aprendizagem devem ser o foco da intervenção psicopedagógica, já que a Psicopedagogia é a área de conhecimento que se dedica ao estudo do processo de aprendizagem humana e que este processo englobatanto o aprender, como o não aprender.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar questões relacionadas ao papel do psicopedagogo diante dos distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Diante da relevância do papel do psicopedagogo na atuação para o atendimento às dificuldades de aprendizagem, levantamos a questão: como está o “fazer” psicopedagógico: articular as instânciasobjetivas e subjetivas envolvidas no ato de aprender, potencializando ambas para que possa surgir o sujeito autor?
Para atuar desta maneira, o psicopedagogo deve ele próprio desenvolver habilidades que o tornem competente neste trabalho. Uma destas habilidades é conseguir discernir se a dificuldade de aprendizagem de seu cliente é sintomática ou reativa. Para tanto, necessitará de bagagemteórica que sustente suas hipóteses e permita-lhe estruturar sua prática.
É necessário que tenha sólida formação teórica tanto na esfera dos conhecimentos relativos ao desenvolvimento do pensamento: neuropsicologia e epistemologia genética, assim como ao desenvolvimento dos procedimentos educativos usuais: didática e mediação da aprendizagem, além de conhecer a formação do sistema psíquico e os...
tracking img