Papel do psicopedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O atual paradigma de competência repousa em uma ação humana criativa, contextualizada, adequada à realidade, respaldada no conhecimento científico e realizada com muita maturidade emocional.
Aprender a  lidar com o desconhecido, com o conflito, com o inusitado, com o erro, com a dificuldade,  transformar informação em conhecimento, ser seletivo e buscar na pesquisa asalternativas para resolverem os problemas que surgem são tarefas que farão parte do cotidiano das pessoas.
A escola, no cumprimento da sua função social,  deverá desenvolver nas crianças e jovens que nela confiam a sua formação, competências e habilidades para prepará-los para agir conforme as exigências da contemporaneidade.
Como não há como  se distanciar desta realidade, todos osprofissionais da educação sentem a necessidade de refletir sobre suas ações pedagógicas no que diz respeito a conhecer e reconhecer a importância do  sujeito da aprendizagem, a entender  o  que pode facilitar  ou impedir que se aprenda.
Auxiliando professores e todos aqueles envolvidos com a questão do aprender, surgiu a Psicopedagogia, ciência nova que se destina a buscar as causas dosfracassos escolares e resgatar o prazer de aprender numa visão multidisciplinar, podendo orientar as instituições escolares e seus professores e atender a pais e alunos na perspectiva de transformar as relações com o aprendizado.
No decorrer deste artigo, práticas serão sugeridas para facilitar o trabalho do educador e elucidar a ação do psicopedagogo na tentativa de resgatar na criança e nojovem o prazer de aprender, o prazer de conhecer.
Na vida escolar, vez ou outra, as pessoas sentiram maior ou menor dificuldade para aprender alguma coisa. A superação veio acompanhada ou pela pouca importância que foi atribuído àquele conteúdo na avaliação ou porque, no todo, a avaliação não pesou muito.
Devido a essas razões e outras, o “não aprender” vem, às vezes, carregado designificados e busca operacionalizar critérios para avaliar e, às vezes, passa desapercebido. É importante analisar algumas questões sobre o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem, o cuidado que o professor deve ter em não rotular os alunos e a importância da valorização das mais distintas habilidades e talentos do ser humano.
A sociedade tem traçado o perfil do aluno, da personalidadeesperada, e quem não atende a tais requisitos, por ser diferente, recebe rótulos e perde a chance de receber uma educação que priorize as habilidades e competências necessárias ao seu desenvolvimento integral, para que pudesse conviver sem dramas na sociedade.
Sabe-se que muitas crianças que chegam à escola possuem ritmos diferentes. Algumas apresentam comportamentos inadequados em função doambiente onde vivem, trazendo na bagagem anos de vivência permissiva e chocando-se com a aprendizagem formal encontradas nas escolas. Há também aquelas crianças que possuem um atraso no desenvolvimento de suas funções neuropsicológicas devido a um atraso maturacional. Elas são, muitas vezes, mal compreendidas, mal interpretadas e recebem rótulos de “preguiçosas”, “desmotivadas”, “estabanadas”,entre outros.
Os professores, diante de muitos comportamentos tidos como “inadequados” de seus alunos, fazem diagnósticos e encaminhamentos a profissionais especializados, e podem estar “interpretando” as dificuldades escolares dos alunos como uma conseqüência de um distúrbio orgânico. Com isso, não só a escola se isenta de responsabilidades, como acaba rotulando as crianças como possuidorasde um “entrave” em seu aprender. E os pais, desprovidos de conhecimentos e confiantes nos profissionais, iniciam a caminhada entre os profissionais no sentido de “curar ”seus filhos.
O conceito de dificuldades de aprendizagem é variada, desde os chamados distúrbios da fala, psicomotores, da saúde física, do comportamento, da aritmética, e da leitura e escrita. Esta última foi concebida há...
tracking img