A psicologias ou as psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Influências Filosóficas na Psicologia

O Espírito Mecanicismo
O Zeigeits dos séculos XVII ao XIX consistiu na base que nutriu a nova psicologia. O espírito do mecanicismo, que enxerga o universo como uma grande máquina, foi o fundamento filosófico do século XII, ou seja, a sua força contextual básica. Essa doutrina afirmava serem os processos naturais mecânicos e passiveis de explicaçãopor meio de leis da física.
A ideia do mecanismo originou-se na física, chamada na época de filosofia naturalista como resultado do trabalho do físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) e do matemático e físico inglês Isaac Newton (1642-1727), que possuía alguma experiência como relojoeiro. A teoria afirmava que qualquer objeto existente no universo era composto de partículas de matéria emmovimento.
Nesse período, os métodos e as descobertas da ciência avançavam a passos largos com a tecnologia, e a combinação entre eles foi perfeita. A observação e a experimentação tornaram-se os diferenciais da ciência, seguidas de perto pela medição. Os especialistas tentavam definir e descrever os fenômenos, atribuindo-lhes um valor numérico, processos vital para o estudo do funcionamento douniverso como uma máquina.
O Universo Mecânico
O relógio mecânico foi à metáfora para o espírito do mecanicismo do século XII. O historiador Daniel Boorstin referia-se ao relógio como a “mãe das máquinas”.
Relógio foi a sensação tecnológica do século XVII, assim como o computador no século XX. Nenhum dispositivo mecânico provocou tanto impacto no pensamento humano e em todos os níveis dasociedade. Na Europa, relógios eram produzidos em grande quantidade e variedade.
O filosofo alemão Chistian Von Wolff declarou: que o comportamento do universo não é diferente do funcionamento do mecanismo do relógio”. Seu aluno Johann Cristoph gottsched ainda acrescentou: “Como um universo é uma máquina, ele é semelhante ao relógio, e assim, o relógio permite-nos compreender em pequena escala ofuncionamento em grande escala universo”.
Determinismo e Reducionismo
Comparando o mecanismo do relógio, o universo funcionava perfeitamente sem qualquer interferência externa, já que fora criando e colocado em funcionamento por Deus. Desse modo, a comparação do universo com o relógio abrange a ideia do determinismo, mais especificamente, a crença de que qualquer ação é determinada pelos eventos dopassado. Em outras palavras, é possível prever as mudanças que ocorrem na operação do relógio, assim como no universo, com base na sequencia e na regularidade do funcionamento das peças.
Não era difícil perceber a estrutura e o funcionamento do relógio. Era fácil desmontá-lo e verificar exatamente a operação das engrenagens. Essa ideia levou os cientistas a popularizarem o conceito de reducionismo.Para compreender o mecanismo operacional das máquinas como o relógio, bastava reduzi-las aos componentes básicos.
O Robô
Á medida que a tecnologia era aprimorada, aparelhadas mais sofisticadas para o entretenimento da população em geral. Esses aparelhos foram chamados de robôs e eram de capacidade para realizar movimentos incríveis e inusitados com precisão e regularidade.
Os filósofos ecientistas da época acreditavam na tecnologia mecânica como uma forma de realizar o sonho da criação do ser artificial e, nitidamente, muitos dos primeiros robôs davam essa impressão. Podemos pensar neles como os boneco das Disney da época e é fácil entender por que as pessoas chegaram á conclusão de que os seres vivos eram simplesmente outro tipo de máquina.
As Pessoas como Maquinas
O filosofoinglês Thomas Hobbes (1588-1679) escreveu “para que serve o coração, senão uma mola; os nervos, senão outras tantas cordas; as juntas senão outras rodas, imprimindo movimento ao corpo todo”.
Desse modo, os relógios e os robôs abriram o caminho para a noção de que o funcionamento e o comportamento humano obedeciam ás leis mecânicas e os métodos experimentais e quantitativos, tão eficazes na...
tracking img