A psicologia geral e do desenvolvimento como norte para uma educação de qualidade no século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO COMO NORTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO SÉCULO XXI

Albervan Bezerra Conceição
Prof. Leonardo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Graduação em Pedagogia – Psicologia Geral e do Desenvolvimento
21/11/2011

RESUMO:
A Psicologia Geral e do Desenvolvimento revela-nos, de acordo com os teóricos, a importância de nos preocuparmoscom o sujeito, respeitando seus valores morais e culturais, bem como a sua personalidade. Levando-se sempre em consideração que educação de qualidade se faz com excelência, afetividade e parceria com a família do educando.

Palavras-chave: Educação, afetividade, educando, aprendizagem, qualidade de ensino, excelência, sujeito.

INTRODUÇÃO

A dificuldade que os professores edemais profissionais da educação têm em alcançar os objetivos propostos com os alunos é grande, por isso o ponto alto deste artigo é mostrar, de acordo com a psicologia, que os educadores devem ter um diferencial na explanação dos conteúdos na sala de aula, respeitando o educando com toda a experiência social e cultural que o mesmo tende a se apresentar, a fim de que o sucesso seja uma realidade paratodos.

O Sucesso da Aprendizagem para a Psicologia

Sabemos que a educação é o passaporte para oportunidades e a prosperidade do indivíduo.
Embora essa visão seja global, o caminho para a educação do século XXI requer uma jornada local, que reconheça e responda a desafios e oportunidades específicas. A meta final é a melhoria sistemática tanto da qualidade quanto daacessibilidade da educação no mundo.
Nas diferentes teorias psicológicas, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem está presente de forma implícita, pois os mesmos são combinados com posturas teóricos-metodológicos muito distintas e práticas pedagógicas que se opõem em muitos aspectos.
Todo conhecimento é resultado da junção entre o sujeito e o objeto a ser conhecido.Quanto às concepções psicológicas, prioriza-se na aprendizagem o sujeito.
Piaget defende a tese de que o processo do conhecimento é desencadeado pela ação do sujeito através de seus mecanismos de adaptação e organização. Também, lembramos que Piaget se propôs a estudar o processo de desenvolvimento e não a aprendizagem em si.
Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura. Ou seja, aestrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Ou seja, se puder agir sobre o objeto de conhecimento para inserí-lo num sistema de relações. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimentoanterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O que implica os dois pólos da atividade inteligente: assimilação e acomodação. É assimilação na medida em que incorpora a seus quadros todo o dado da experiência ou estruturação por incorporação da realidade exterior a formas devidas à atividade do sujeito (Piaget, 1982).

Para Piaget conhecer significa organizar, estruturar e explicar o reala partir das experiências vividas.
Na teoria de Vygotsky, embora ele declarasse um interesse no desenvolvimento sociocultural, passou grande parte do seu tempo focando uma definição operacional do social um tanto restrita. Ele fornece uma posição sociológico emergente sobre pedagogia apontando um processo de formação social no desenvolvimento de ideias educacionais.Vygotsky et. al. (1988) acredita que as características individuais e até
mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo,
ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi
construído a partir de sua relação com o indivíduo.

Os pensadores modernos retomam o significado da expressão grega ta mathema, isto é “conhecimento...
tracking img