Trabalho individual pedagogia pd 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

KARINA APARECIDA MENEZES DOS REIS

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

O TRABALHO DA ESCOLA E DA SOCIEDADE

JACAREÍ
2012

KARINA APARECIDA MENEZES DOS REIS

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

O TRABALHO DA ESCOLA E DA SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Danielle Nunes Martins do Prado
Tutor(a) de sala:

JACAREÍ
2012
A sociedade em que vivemos está em constante mudanças, tanto no campo econômico,político, social, ecológico, como também educacional. A escola vem enfrentando muitos desafios e exigências que a compromete diante de suas açôes. Por isso, os profissionais da educação devem se conscientizar que são sujeitos partícipes na mudança da educação.
As transformações existentes no século XXI sejam sociais, econômicas, políticas ou culturais estão ligadas ao surgimento de tecnologias dacomunicação e da informação. Elas reinventam práticas, vivências em todos os setores da sociedade.

Estamos diante de um ecossistema comunicativo, conformado não pelas máquinas ou meios, mas por linguagens, saberes e escritas, pela hegemonia da linguagem audiovisual sobre a tipográfica que desordenam e remodelam as formas de aquisição do saber e do conhecimento, incidindo, diretamente, no modeloescolar (MARTÍN-BARBERO, 1996 p.54).

Como vimos, as tecnologias estão presentes nos lares, no conhecimentos, como também no cotidiano escolar, e estas funcionam como mediadores entre o mundo e a sociedade.
Para transformar os alunos em cidadãos, é interessante ressaltar a realidade e deixar claro que não são as tecnologias que irão mudar o ensino ou a educação.
Hoje o educador é um ser ativoproviniente de experiências vivenciadas nos seu vários aspéctos de conhecimentos, por isso o professor não é mais o eixo da ação educativa. È dever da escola educar para que os educandos possam julgar com autonomia, mostrando com clareza uma ética-política para a transformação.
A escola tem o compromisso na construção da cidadania e na realidade social. O que proporciona a ação politica e agrandeza dos princípios, democráticos e éticos da sociedade é o trabalho da escola com as problematícas sociais. Essa visão crítica da realidade possibilita a modificação de instrumentos, favorecendo o entendimento ético e político do sujeito.
É na relação política da estruturação escolar com a comunidade que acontece a contribuição da escola na intervenção da realidade social, porque a ética está nasrelações entre os sujeitos compostos desta intituição.
E é nesta perspectiva que a Sociedade e o Estado devem contribuir para a melhoria na qualidade de ensino e assim valorizar o trabalho docente, em formação contínua, melhores remunerações e condições dignas de trabalho.
Sabemos que aqui no Brasil a valorização dos profissionais da educação está prevista na LDB. Porém, tais mudanças não vemocorrendo como deveriam.
O Estado e a Sociedade devem iniciar na valorização do professor com a formação continuada, pois a formação é um dos mecanismos mais importante para o desenvolvimento da competência docente.
Segundo Rodrigues e Vargas ( 2009 ) “as políticas de formação docente nos pa´pises da América Latina ganharam centralidade nos projetos educacionais, especialmente, a partir dos anos1990.”
Como podemos perceber que há algumas décadas já vem se observando a importância da formação docente para sua qualificação profissional.

Ainda assim, o relatório da Unesco considera que o reforço da formação contínua — dispensada segundomodalidades tão flexíveis quanto possível — podecontribuir muito para aumentar o nível de competência e a motivação dos professores, e melhorar o seu...
tracking img