A psicologia do comportamento organizacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO DO NORTE GOIANO

FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG)

COORNAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO

1. Parte superior do formulário

2. Parte inferior do formulário




















ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO I



Adriene GomidePorangatu/GO

Out.2012

ANA PAULA MATOS



















A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

O COMPORTAMNETO HUMANO: METODOLOGIA, EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS E APLICAÇÕES.

















Porangatu/GO

Out.2012


A Psicologia do ComportamentoOrganizacional.

Nos últimos tempos, o homem tem buscado se conhecer melhor e conhecer os outros, seja no âmbito familiar, social, ou organizacional. As ciências do comportamento têm despertado grande interesse de estudo, por isso se tem feito um grande esforço para que esse conhecimento seja colocado à disposição das pessoas, a fim de que possam ajudá-las a resolver seus problemas cotidianos. Apartir do aumento na procura de informações sobre o assunto, a psicologia passou a estudar o comportamento humano de uma maneira mais ampla, estudando o “homem normal”, ou seja, em sua maneira natural de existir e de se comportar e deixou de focar os estudos apenas nas patologias e nos seres atípicos, como por exemplo: os débeis mentais, os neuróticos, os psicóticos e os gênios. A psicologia passoutambém a dar maior importância à profilaxia, buscando prevenir as doenças e os desajustamentos, ao invés de pensar somente na cura e reorientação. O homem atual vive em constante angústia, stress e ansiedade. As inovações tecnológicas aceleram cada vez mais a nossa vida e não suprem o lado emocional e afetivo do homem. Devido a esses sintomas característicos, o homem contemporâneo tem procuradomaneiras de resolver seus problemas, apesar de que nem sempre encontram a forma certa, se entregando assim às drogas, à bebida e sem falar nos casos de delinquência. O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental na solução destes problemas, pois a medida que as pessoas se conhecem melhor, elas tem uma visão clara das suas potencialidades assim como dos seus pontos fracos, buscando reforça-losatravés de estratégias que lhe permitam supera-los sempre que se depararem com eles. Para o administrador é de extrema importância adotar uma atitude profilática, se conhecendo e conhecendo bem o grupo com o qual trabalha, prevenindo assim desentendimentos, crises, etc. O homem contemporâneo, por uma serie de razões dele próprio, dos seus grupos sociais e do ambiente em que vive, tem apresentadopercentualmente um aumento daqueles estados conhecidos como de ansiedade e angustia.

E às vezes por não conseguir resolver tudo. E bem por isso que grande número de pesquisas feitas atesta um significativo aumento percentual do consumo de drogas, acompanhado de grande numero de atos delinquentes.
É normal que cada pessoa tenha uma tendência natural de considerar sua problemática individual de formaprioritária, ou seja, mais impor tanto do que o problema dos outros e por isso que faz de si e das suas vivencias um ponto de referencia do universo no qual se encontra. Aos poucos, os cientistas do comportamento foram compreendendo que poderiam ajudar mais efetivamente as pessoas à medida que facilitassem que elas mesmas se conhecessem.
Apesar do interesse em se conhecer melhor, grande parte dosindivíduos não parece ter coragem suficiente para assumir perante os demais suas dificuldades de ajustamento, isto é, seu mal-estar interior. As pessoas no geral falam com naturalidade de suas doenças físicas, mas não se sentem bem em falar sobre seus problemas psicológicos. Como ciência que visa ao estudo do comportamento humano, a psicologia é, hoje, mais acessível às pessoas em geral e seus...
tracking img