Realismo no teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Realismo no teatro

Com o realismo, problemas do cotidiano ocupam os palcos. O herói romântico é substituído por personagens do dia-a-dia e a linguagem torna-se coloquial.O primeiro grande dramaturgo realista é o francês Alexandre Dumas Filho (1824-1895), autor da primeira peça realista, A Dama das Camélias (1852), que trata da prostituição.Fora da França, um dos expoentes é o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Em Casa de Bonecas, por exemplo, trata da situação social da mulher. São importantes também o dramaturgo eescritor russo Gorki (1868-1936), autor de Ralé e Os Pequenos Burgueses, e o alemão Gerhart Hauptmann (1862-1946), autor de Os Tecelões.
O Realismo pode ser visto até hoje emdia, em peças teatrais como o Homem da Faixa Preta e outras.

A Dama das Camélias

A Dama das Camélias tem cunho autobiográfico. Dumas Filho inspirou-se em suas própriasrelações com a cortesã Marie Duplessis, e ainda no fato de ser ele próprio filho ilegítimo de Alexandre Dumas. Experimentando a rejeição, encontrou ao lado da amante a estabilidadeque necessitava, e que veio a ser-lhe o mote para o romance.
O Nome Dama das Camélias é devido ao fato de Margarita gostar de receber apenas um tipo de flor, a camélia.

Casade Bonecas

Casa de Bonecas (no original em norueguês: Et Dukkehjem) é uma peça teatral dodramaturgo norueguês Henrik Ibsen de 1879. Começou a ser escrita em 1878 e foiconcluída em 1879, sendo representada pela primeira vez no “Det Kongelige Teater”[3], em Copenhage. No período de 2 meses, a peça foi encenada nos principais teatros escandinavos,provocando muitas polêmicas, mediante o teor, que denunciava a exclusão das mulheres na sociedade burguesa. Com essa peça, Ibsen passa a ter destaque dentro e fora da Escandinávia
tracking img