A psicologia de b.f. skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.................................................................................................
1 BEHAVIORISMO.........................................................................................
1.1 Tipos de Behaviorismo...............................................................................1.2Metodológico...............................................................................................
1.3 Behaviorismo Radical.................................................................................
1.4 Filosófico.....................................................................................................
2 CONDICIONAMENTO OPERANTE..............................................................
2.1 Modelo Animal de Comportamento: Acaixa de Skinner............................
2.2 Diferenças entre Condicionamento Clássico e Operante...........................
3 TIPOS DE REFORÇO...................................................................................
3.1 Reforço Positivo e Reforço Negativo..........................................................
3.2 Apunição....................................................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................
BIBLIOGRAFIA................................................................................................

06
09
09
09
10
10
11
11
12
14
14
15
16
18

INTRODUÇÃO

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) nasceu e cresceu emSusquehanna, Pensilvânia, uma pequena cidade do nordeste do Estado. Seu pai exercia advocacia, e sua mãe era uma simples dona de casa. Desde garoto Skinner tinha fascinação por invenções mecânicas e isso, certamente, contribuiu para seu interesse posterior em modificação do comportamento observável.
A teoria de B.F. Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança nocomportamento notório. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta a estímulos que ocorrem no meio. Quando um padrão Estímulo-Resposta (S-R) é reforçado, o indivíduo é condicionado a reagir. A característica que distingue o condicionamento operante em relação às formas anteriores de behaviorismo é que o organismo pode emitir respostas, em vez de só obter respostas devido a um estímuloexterno.
O Behaviorismo de Skinner, conhecido como análise experimental do comportamento, tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde a psicologia americana tem grande penetração como o próprio Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical, termo cunhado pelo próprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio deuma análise experimental do comportamento. Sua base está na formulação do Comportamento Operante. O Behaviorismo permite que questões sejam formuladas com clareza, questões para as quais podem ser encontradas respostas.
Pode-se compreender então que behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seuprincípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória - os estados mentais ou subjetivos.
Ele se preocupava em descrever e não em explicar o comportamento. A sua pesquisa tratava apenas do comportamento observável,e ele acreditava que a tarefa da investigação científica era estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo pesquisador e as respostas subsequentes do organismo.
Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa não apresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os...
tracking img