Behaiviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho tem como objetivo abranger o estudo sobre a introdução aos princípios básicos do comportamento e os principais conceitos envolvidos a partir da perspectiva da - Psicologia Comportamental baseado no livro " A análise do comportamento" do autores J. G. Holland e B. F. Skinner.
A finalidade é de compreender o comportamento para poder prevê-lo e até modifica-lo quandonecessário.
Contudo relata a autora que "estudiosos do comportamento foram chamados de comportamentalista ou behaviorista, Behavior em inglês é a palavra correspondente a comportamento. A vida mental das (pessoas seus interesses, decisões, etc.) se manifesta por seus atos, gestos palavras, expressões fisionômicas, realizações, atitudes,etc. Essas manifestações exteriores da vida mental é que devem serobservadas pelo psicólogo. Esse método de estado é chamado de extrospecção" ( Barros, 1991).
Segundo Barros (1991) o behaiviorismo teoria da aprendizagem que enfatiza o papel previsível do ambiente como pausa do comportamento observável. Sustentam que os seres humanos em todas as idades, aprendem sobre o mundo do mesmo modo que os outros organismos.
A pesquisa se concentra na aprendizagemassociativa, quando uma lição mental é formada por dois estímulos ou eventos sensoriais.
A psicologia experimental é a especialização mais antiga da psicologia, tendo se iniciado em estudo experimental dos processos sensoriais. Estas pesquisas são realizadas em laboratórios, onde se busca o controle de maior numero de variáveis e o uso de medidas precisas.
(Magali de Souza Guedes)
Principaisvertentes do pensamento Behaviorista
Jonh Broadus Watson (1878-1936) é considerado o pai da psicologia cientifica, ao demarcar-se de forma radical de toda psicologia tradicional, que obtinha por objeto de estudo a consciência, o método usado era a (introspecção); mas é bom deixar expresso que antes dele outros dois, deram muito de si a essa abordagem, o americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) e orusso Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) elaborando o condicionamento clássico.
E o norte americano Burruhs Frederic Skinner (1904-1990) Skinner sistematiza o behaviorismo radical como proposta para o entendimento sobre o comportamento do homem, foi completamente contra as causas internas para compreender ou explicar o comportamento humano.
Conceito
O comportamento tem sido definido como " oconjunto das reações ou respostas que um organismo apresenta às estimulações do ambiente".
Contudo ressalta a autora Barros (1991) o organismo está continuamente recebendo estimulações do ambiente e reagindo a elas. Por esta razão os cientistas afirmam que o organismo vive num constante processo de interação com o seu ambiente. A relação existente entre o mundo que nos rodeia são a de dar e receber.Por isso todos os dias recebemos inúmeras estimulações e damos respostas as elas.
A pesquisa comportamental se concentra na aprendizagem associativa: Quando se existe uma ligação mental, se forma entre dois estímulos ou eventos sensoriais. Existem dois tipos de aprendizagem associativas são elas: Condicionamento clássico e o condicionamento operante.
Condicionamento clássico é a aprendizagembaseada na associação de um estímulo que normalmente não provoca uma determinada resposta com outro estímulo que provoca a resposta.
Condicionamento operante é a aprendizagem que associa o comportamento ás suas consequências.

1. Formula ou Esquema do Comportamento
Ressalta a autora Barros (1991) simbolizando a dependência entre a reação e estimulação, na maioria das vezes se emprega um pequenoesquema: E - R, E significa estímulo ou conjunto de estímulos ( situação) e R significa reação ou resposta.

"Formula simplificada E - R se le assim:
Um estímulo elicia uma reação ( ou resposta), ou
Uma reação (ou resposta) é eliciada por um estímulo" (BARROS,1991).

Preferem os estudiosos do comportamento empregar o verbo eliciar no lugar de provocar ou causar. Exemplo:
"O sumo da...
tracking img