A politica educacional de santo andre resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A política educacional de Santo André de 1997 a 2008

A primeira parte fica falando da estrutura educacional de Santo André (órgãos, departamentos e equipamentos públicos municipais relacionados aeducação). PT na administração por 12 anos (3 gestões) mudou muita coisa. Até hj é comum ouvir professores comentando as ações que repeliram o livro didático e o receio à palavra conteúdo. Dentre asmudanças na administração, uma delas é que a anterior entregava uma cartilha a todos os professores direcionando o trabalho pedagógico a ser desenvolvido, supervisionado por um assistente pedagógico.Com a entrada do PT, as mudanças foram:    Atendimento ao ensino Fundamental. Proposta pedagógica construtivista. Atendimento aos alunos com deficiência.

A proposta era de educação inclusiva, comdiscursos de superação de desigualdades sociais no pais, na garantia da distribuição das riquezas materiais e culturais entre seus habitantes. A proposta da política tinha como diretrizes ademocratização do acesso e a permanência dos alunos; a construção da qualidade social da educação e a gestão da democracia. Diversas revistas eram publicadas pela secretaria de educação, com publicaçõesvisando mostrar a intenção de inovação e de caminhar na contramão da lógica tradicional de ensino. Toda atividade que demandava recursos financeiros das famílias dos alunos foi coibida, pois a escola épublica e a maior parte dos alunos tinham baixa renda; isso porque se entendia que essas taxas excluíam pessoas da atividade. Passeios em instituições privadas eram evitados. O ensino por famíliassilábicas foi proibido. Usar caneta vermelha ou marcar os cadernos dos alunos com um “x”indicando erros era uma prática a ser banida.

A forma tradicional de ensino passou a ser questionada. Caderno decaligrafia, mimeografo e método fônico de alfabetização eram praticas criticadas. Os alunos passavam a trabalhar em grupos. A assistente pedagógica aclamava praticas como artes, jogos, pesquisas,...
tracking img