A pobreza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS
Programa de Pos Graduação e Pesquisa
MBA - Sistema de Gestão Municipal

Modulo: Pobreza e Vulnerabilidade Social no Brasil
Mestre ReinaldoNobre Pontes
Aluno: Rogério Siqueira Santos

O Brasil pode sozinho, vencer o desafio da fome, marginalização e miséria?
Existe alimento suficiente para todos e que a fome se deve à má repartição dosbens e da renda!
Um relatório elaborado pelo Centro de Justiça Global, pela Comissão Pastoral da Terra e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra prova a verdade da afirmação da CNBB. Poresse documento ficamos sabendo que o grau de concentração de terra no Brasil é um dos maiores do mundo.
Menos de 50 mil propriedades rurais possuem áreas superiores a mil hectares e controlam 50% dasterras cadastradas. Cerca de 1% dos proprietários rurais detêm em torno de 46% de todas as terras. Dos aproximadamente 400 milhões de hectares reconhecidos como propriedade privada, apenas 60 milhõessão utilizados para lavoura. As terras restantes estão ociosas, sub-utilizadas, ou destinam-se à pecuária. Segundo o censo de 1995, existem cerca de 4,8 milhões de famílias de trabalhadores rurais "semterra", que vivem em condições de arrendatários, meeiros, posseiros, ou com propriedades de menos de 5 hectares.Fonte : Revista "MUNDO e MISSÃO"
A fome provém da falta de alimentos que atinge umnúmero elevado de pessoas no Brasil e no mundo. Apesar dos grandes avanços econômicos, sociais, tecnológicos, a falta de comida para milhares de pessoas no Brasil continua. Esse processo é resultado dadesigualdade de renda, a falta de dinheiro faz com que milhões de pessoas passem fome, e que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias, ou seja, se alimentam de forma precária.
O difícil éentender um país onde os recordes de produção agrícola se modificam de maneira crescente no decorrer dos anos, enquanto a fome faz parte do convívio de um número alarmante de pessoas. A monocultura...
tracking img