Informatica na eng civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A indústria da construção na era da informação
The Construction Industry in the information age

Luiz Antonio do Nascimento Eduardo Toledo Santos

Resumo
indústria da construção ainda está bastante atrasada em relação a outros setores industriais no uso das novas tecnologias de informação e comunicação. A globalização e o novo panorama mundial, bem como o atual cenário nacional,desestatizado e com escassez de financiamento, requererem da construção civil urgente melhora de produtividade e competitividade. A inovação em seus produtos e processos, particularmente com a ajuda da Tecnologia da Informação (TI), pode conduzir o setor a trilhar novos rumos. A falta de informações estratégicas, bem como a sobrecarga de informações, são fatores a considerar na adoção da TI. Por esta razão,é necessário compreender as barreiras ao uso destas tecnologias no setor e ter uma visão das tendências futuras.
Luiz Antonio do Nascimento
luiz.donascimento@poli.usp.br

A

Palavras-chave: tecnologia da informação, indústria da construção, barreiras à TI, gestão do conhecimento, sobrecarga de informações.

Abstract
The construction industry is still lagging behind other industry sectorsconcerning the use of information and communication technologies. Globalisation and the new world panorama, as well as the current Brazilian scenario, in which there is less public intervention and lack of financing, demand urgent improvement in productivity and competitiveness in the construction sector. Innovation in products and processes, especially with information technology support, can helpthis sector to find its way to a brighter future. Several factors must be considered in the introduction of IT solutions, such as information overload and the lack of strategic information. Therefore, it is necessary to understand the barriers to the use of IT in the construction sector and to identify future trends. Keywords: information technology, construction industry, barriers to IT,knowledge management, information overload.
69

Eduardo Toledo Santos
eduardo.toledo@poli.usp.br Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Construção Civil Av. Prof. Almeida Prado trav. 2, nº83 São Paulo 05508-900, SP - Brasil Tel: (11) 3091.5234 Fax: (11) 3091.5234

Recebido em 17/02/03 Aceito em 30/05/03

Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 69-81, jan./mar.2003. ISSN 1415-8876 © 2003, Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Todos os direitos reservados.

Introdução
O macrossetor da Construção Civil tem um papel sócio-econômico importante no Brasil, tendo uma participação em torno de 5,6 % do total dos salários pagos a trabalhadores na economia brasileira, 9 % do pessoal ocupado e em torno de 19 % do PIB brasileiro (CÂMARABRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, 2002). Apesar disso, é um dos setores menos desenvolvidos e mais tradicionais da indústria brasileira e mundial. No entanto, no contexto da “Era da Informação” ou Infoera (ZUFFO, 2002), onde o capital intelectual é o mais valorizado num mercado globalizado e competitivo, este cenário tende a se modificar, já que, para sobreviverem, as empresas precisam ser dinâmicas,utilizando recursos, profissionais e estratégias que permitam tomadas de decisões oportunas e eficazes. Para isso as corporações, inclusive as do setor da construção civil, precisam acompanhar a evolução mundial do mercado, modernizando-se, seja investindo no quadro funcional ou em equipamentos, em prol de alavancar seus lucros ou simplesmente sobreviver. Os profissionais também precisam seatualizar, criando dispositivos para que obtenham o conhecimento necessário para tomadas de decisões corretas e no tempo certo. Neste artigo aborda-se a questão da importância do tratamento do fluxo de informações na indústria da construção civil para um bom desempenho das empresas do setor. Trata-se também do uso intenso de informações nos processos da construção civil e o problema de se conseguir...
tracking img