A palavra da vida - trabalho exegético em 1jo 1.1-4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PALAVRA DA VIDA
(TRABALHO EXEGÉTICO EM 1 JOÃO 1:1-4)


por


CELSO ALVARO GUSMÃO DOS SANTOS


Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Exegese do Novo Testamento Grego, ministrada pelo professor Airton, no 8º período do Curso de Teologia.


Segundo Semestre de 2009


A PALAVRA DA VIDA
(TRABALHO EXEGÉTICO EM 1 JOÃO1:1-4)


INTRODUÇÃO

João introduz sua epístola afirmando pertencer ao círculo de testemunhas oculares que, tendo visto e conhecido Jesus pessoalmente, podem compartilhar com outros essas informações que transformam vidas.
A primeira epístola de João foi escrita a uma coletividade cristã que tinha de enfrentar a heresia gnóstica do primeiro século. João procurava animar seusmembros a viver uma vida consequente com a comunhão com Deus e com Cristo. Ventila assuntos tão vitais como: justiça, amor, verdade e conhecimento.
O autor não considera estes assuntos simplesmente como requisitos éticos, mas como realidades religiosas fundamentadas na revelação cristã de Deus e de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.
Portanto, a doutrina cristã é parte integrante do livroe o apóstolo João está interessado principalmente na qualidade da vida cristã de seus leitores.
Por que Jesus é a “Palavra da vida”? O que João esperava alcançar ao escrever essa introdução? Como podemos, mesmo hoje, ser testemunhas oculares de Jesus? Que papel tem a comunidade na vida de um cristão?
Neste trabalho procuraremos responder a estas indagações confirmando, passo apasso, que Jesus é tanto o Verbo quanto a Vida; que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus; que temos a certeza da salvação se mantemos comunhão uns com os outros. Enfim, que Jesus Cristo é a nossa vida e doador da vida eterna.
VERSÕES OU TRADUÇÕES

AA – Almeida Atualizada, da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil):

O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossosolhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estascoisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo.


ACF – Almeida Corrigida Fiel, da SBTB (Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil):

E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome do Senhor.
Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grandeem beneficência e verdade;
Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quartas geração.




ARA – Almeida Revista e Atualizada, da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil):

O que eradesde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós,igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.




ARC – Almeida Revista e Corrigida, da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil):

E o SENHOR desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele apregoou o nome do SENHOR.
Passando,...
tracking img