Hresiologia

15189 palavras 61 páginas
HERESIOLOGIA.

INTRODUÇÃO:

O livro de Judas, que é uma das menores cartas do Novo testamento, oferece-nos informações suficientes para garantir a necessidade e urgência dessa matéria. Heresiologia.
Heresia deriva da palavra grega “háiresis” e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita,, por efeito de semântica..

Por causa desse efeito semântico, e do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um individuo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Resumindo, é o abandono da verdade.

O estudo da heresiologia torna-se, portanto importante pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é, ser um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos.

Podemos ainda citar Paulo e Pedro a fim de corroborar nossas palavras. O primeiro escrevendo a Timóteo diz ” Mas o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própria consciência”. 1 Tm. 4.1-2. O segundo em sua segunda carta no capitulo 2.1-3 nos fala que houve entre o povo falsos profetas e que haverá entre nós também doutores falsos , que introduzirão encobertamente heresias de perdição que negarão o Senhor.

Então o que propomos aqui é conhecer mecanismos ou ferramentas que nos equipem para identificarmos essas heresias e seitas antigas, modernas e pos-modernas que grassam a igreja e levam neófitos a se afastarem da verdade, se perdendo entre mentiras com pareceres de verdades. Que os conselhos de Judas ( não o Iscariotes) possam nortear nossas vidas cristãs.

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA?

Existem 11 religiões no mundo, incluindo o Cristianismo. São elas: Hinduísmo, Jainismo, Siquismo (Originárias

Relacionados