Hresiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HERESIOLOGIA.

INTRODUÇÃO:

O livro de Judas, que é uma das menores cartas do Novo testamento, oferece-nos informações suficientes para garantir a necessidade e urgência dessa matéria. Heresiologia.
Heresia deriva da palavra grega “háiresis” e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita,, por efeito de semântica..

Por causa desse efeito semântico, e do ponto devista cristão, heresia é o ato de um individuo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Resumindo, é o abandono da verdade.

O estudo da heresiologia torna-se, portanto importante pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é, ser um dossinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos.

Podemos ainda citar Paulo e Pedro a fim de corroborar nossas palavras. O primeiro escrevendo a Timóteo diz ” Mas o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própriaconsciência”. 1 Tm. 4.1-2. O segundo em sua segunda carta no capitulo 2.1-3 nos fala que houve entre o povo falsos profetas e que haverá entre nós também doutores falsos , que introduzirão encobertamente heresias de perdição que negarão o Senhor.

Então o que propomos aqui é conhecer mecanismos ou ferramentas que nos equipem para identificarmos essas heresias e seitas antigas, modernas epos-modernas que grassam a igreja e levam neófitos a se afastarem da verdade, se perdendo entre mentiras com pareceres de verdades. Que os conselhos de Judas ( não o Iscariotes) possam nortear nossas vidas cristãs.
























COMO IDENTIFICAR UMA SEITA?

Existem 11 religiões no mundo, incluindo o Cristianismo. São elas: Hinduísmo, Jainismo, Siquismo (Origináriasda Índia). Confucionismo, Taoísmo (China). Xintoísmo ( Japão). Judaísmo ( Palestina) Zoroastrismo (Pérsia – atual Irã). E ainda Islamismo (Arábia).
Cada uma delas, na sua maioria, está dividida em outros ramos principais, no caso do Cristianismo, seus ramos principais são: Catolicismo Romano, Catolicismo Ortodoxo e o Protestantismo. Com tantas religiões no mundo como saber qual é a certa e qualé a errada ou seja quem é seita e quem é a verdade.

Uma seita, em primeiro lugar, pode ser discernida, em geral por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:

• Sobre a Bíblia Sagrada – Certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da Bíblia; outras acrescentam algo a ela; e, ainda há as que declaram crer nela, mas na prática sequer incentivam seus adeptos áleitura da Palavra de Deus. Colocam outros livros e líderes humanos como tendo a mesma autoridade dela ou acima dela. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, inspirada por Deus (2Tm.3:16). Ela é a Palavra de Deus (Mc.7:13), o Livro do Senhor (Is.34:16).
• Sobre a Pessoa de Deus – os adeptos das seitas procuram salvar-se a si mesmos e, por essa razão, a Trindade lhes é um insulto, eentão, rejeitam-na ou a pervertem. A única seita que não o faz é os Adventistas do Sétimo Dia, mas à semelhanças da Testemunhas de Jeová, alegam que Jesus é o arcanjo Miguel, seus adeptos sequer sabem o que significa isso.
• Sobre a Pessoa e a Obra de Cristo – Os promotores e adeptos das seitas ensinam que a salvação é exclusiva aos seus grupos religiosos. Isso é um afronta à graça de Deus a aomérito do sacrifício no Calvário. Jesus é o único Salvador, e somente Ele pode salvar (Jo. 14:6; At. 4:12). A Bíblia diz que a salvação está disponível, pela fé em Cristo, a todos que se arrependerem de seus pecados (At.4:12; 10:43; Jo.3:15; Tt.2:11). “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl.3:32; Rm.10:13).

Portanto, caro leitor, se o que uma seita ensina sobre...
tracking img