Engenharia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FTC- FACULDADE DE TECNOLOGIAS E CIENCIAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ariel Alcântara de Oliveira

Engenharia Social

ITABUNA
02/05/2011
Ariel Alcântara de OliveiraEngenharia Social

Trabalho sugerido pela professora Regineide como ferramenta de avaliação da II unidade do primeiro semestre de 2011.

ITABUNA
01/05/2011
Apesar do nome, aEngenharia Social nada tem a ver com ciências exatas ou sociologia. Na verdade, trata-se de uma das mais antigas técnicas de roubo de informações importantes de pessoas descuidadas,através de uma boa conversa (Virinfo,2002).

Segundo Vargas Engenharia Social, de maneira simples, caracteriza-se por explorar uma fragilidade. Em outras palavras, consiste nahabilidade de obter informações ou acesso indevido a determinado ambiente ou sistema, utilizando técnicas de persuasão (Vargas,2002).

Uma definição aceitável do que é a engenhariasocial é a seguinte: engenharia social é qualquer método usado para enganação ou exploração da confiança das pessoas para a obtenção de informações sigilosas e importantes. Paraisso, o enganador pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc.

“As formas de ataque são as maisvariadas, sempre explorando a fragilidade e ingenuidade das pessoas. Nenhum artigo sobre ataques de engenharia social estaria completo sem citar Kevin Mitnick (Goodell,1996), que, atéser capturado, era considerado o maior hacker de todos os tempos. Iguais a ele, atualmente existem muitos, e as táticas utilizadas são basicamente as mesmas”.Referencias Bibliográficas.

1. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG – Vargas 2002, pag. 1
2. Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG – Vargas 2002, pag. 2
3.
tracking img