Engenharia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO













ENGENHARIA SOCIAL













BRASÍLIA – DF
2012









TITULO: ENGENHARIA SOCIAL


Trabalho do curso de Segurança da Informação sobre Engenharia Social do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB.BRASILIA – DF
2012
SUMÁRIO


Introdução 4
1.1 O que é Engenharia Social? 4
1.2 O fator humano 5
1.3 Ferramentas usadas pelos atacantes 5
2. As técnicas de ataques e exemplos práticos6
2.1 Vírus que se espalham por e-mail 7
2.2 E-mails falsos (spam) 7
2.3 Falso Antivírus (Rogueware) 8
Formas de prevenção dos ataques de Engenharia Social 9
3.1 Segurança da conexão e criptografia 9
3.2 Sites e certificados digitais 103.3 Bom senso e atenção aos detalhes 10
3.4 Uso de senhas fortes 10
4. Conclusão 11
BIBLIOGRAFIA 12

































Introdução


Hoje em dia, a informação é o ativo mais valioso das organizações. Ao mesmo tempopassa também a ser o mais visado e desejado por pessoas mal intencionadas com objetivo de vasculhar por curiosidade, furtar para obter informações sigilosas e valiosas, trazer danos seja por diversão, benefício próprio ou vingança, descobrir segredos e etc. Por isso, mais do que nunca, existe uma preocupação enorme com relação à segurança das informações nas organizações e até mesmo nos lares, poisela representa a inteligência competitiva dos negócios (competitividade) e lucratividade. Por isso está exposta a uma enorme variedade de ameaças e vulnerabilidades.
“A engenharia social, propriamente dita, está inserida como um dos desafios (se não o maior deles) mais complexos no âmbito das vulnerabilidades encontradas na gestão da segurança da informação.” (PEIXOTO, 2006, p. 36). A faltade consciência das pessoas a respeito das técnicas de Engenharia Social e o seu excesso de autoconfiança são os principais aspectos que favorecem o sucesso da Engenharia Social.
Neste trabalho será demonstrado como as pessoas são manipuladas e quais as barreiras que devem ser construídas por elas para não serem vítimas da engenharia social. Em resumo, o objetivo é a conscientização daspessoas com relação à séria ameaça causada pela Engenharia oScial e auxiliá-las a terem convicção de que estão menos suscetíveis a serem explorados por essas técnicas.


1.1 O que é a Engenharia Social?


Paradoxalmente, o nome Engenharia Social apesar de pouco conhecido classifica uma categoria extremamente comum de ataques à Segurança da Informação. Apesar desse paradoxo o nomenão poderia descrevê-la melhor:


Engenharia - Estudo da habilidade de criar, inventar e manipular algo a partir da técnica.
Social - Tudo aquilo que é relativo à forças externas ao indivíduo, provenientes do meio que este vive, que determinam grande parte do seu comportamento.
Uma ótima descrição da Engenharia Social foi dada pelo hacker Kevin Mitnick em seu livro “AArte de Enganar” (“The Art of Deception” no original em inglês”) . Abaixo se encontra uma livre tradução do original em inglês:
A engenharia social usa a influência e a persuasão para enganar as pessoas e convencê-las de que o engenheiro social é alguém que na verdade ele não é, ou pela manipulação. Como resultado, o engenheiro social pode aproveitar-se das pessoas para obter as...
tracking img