Satanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.M. André Leão Puente

Satanismo

N°: 01, 02, 26
Turma:304
Data: 12/0/2010
O satanismo é uma seita centrada em torno de Satã, seja através de uma divindade identificada como Satã, seja através da utilização do termo Satã como arquétipo, representando as forças da natureza, em particular da natureza humana. A primeira definição encontra-se no chamado Satanismo tradicional ou Teísta. Aocontrário, o denominado Satanismo LaVey foca a sua atenção no avanço hedonista do indivíduo, em vez de a focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Contudo, existem outras formas de satanismo na sociedade contemporânea, diferentemente da formulação de LaVey.
Origem do termo
O termo Satan originou-se do judaísmo e se expandiu entre cristãos e seguidores do islamismo,chegando desse modo a disseminar-se entre diferentes culturas. Em hebraico o termo quer dizer adversário, opositor, se opondo, ir contra.
O termo satanismo foi utilizado pelas religiões abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição directa do deus abraamico.
Princípios do satanismo
Em uma das linhas do satanismo cada ser vivo é o seu próprio Deus e governante,cada um é responsável pelos seus atos e o seu modo de ser. Cada um é o seu próprio sacerdote, salvador e Deus.
Alguns casos há efetivamente o culto a uma entidade espiritual, que pode ser denominada por satã ou receber outro nome.
Em outros casos, o que é rejeitado é a idéia de culto a algo externo à pessoa. O que se busca é a expressão da plena liberdade e responsabilidade da pessoa por simesma.
Outro aspecto é se o movimento utiliza-se de rituais, com caráter religioso próprio, ou se está fundamentado numa atitude filosófica e prática. O predomínio de um ou outro aspecto caracteriza diferentes movimentos satanistas.
Nos bastidores da CorteEmbora possa parecer pouco provável e difícil de acreditar, o satanismo foi muito popular e comum nos séculos XVI e XVII nas cortes européias,mesmo com a forte presença da Igreja Católica na vida das pessoas e da sociedade.
A França, naqueles tempos, via o mercado de satanismo como algo lucrativo, e este existia como se fosse um máfia que tinha integrantes até nas mais altas rodas sociais de Paris. Entretanto, essa máfia foi desarticulada pelas autoridades da cidade, em grande parte graças a Nicolas de La Reynie.
La Reynie desconfiavaque existia uma rede satânica em Paris, desde que havia prendido Louis de Vanens, um satanista assumido. Ele ficou meses atrás de alguma pista da existência do tal grupo, mas nunca conseguiu provar nada, até capturar uma conhecida cartomante, Catherine Deshayes, conhecida com La Voisin. Com ela, não encontrou apenas artigos que cartomantes normalmente usam, mas também artigos supostamente usados emrituais satânicos (como sangue, terra de cemitério, sêmen, entre outras coisas).
Devido ao fato de o Satanismo Original ser uma doutrina filosófica que pregava a liberdade individual do ser humano, dentre outras idéias, contrariava fortemente os dogmas e princípios morais da Igreja Católica. Esta, desde então, passou a perseguir os adeptos de tal doutrina e a acusá-los de heresias como adoraçãoao demônio e prática de orgias sexuais. O argumento utilizado pela Igreja para consolidar o seu posto teve uma eficiência quase completa. Ainda assim, alguns grupos satanistas conseguiram preservar suas práticas.
É importante destacar que existem diversas vertentes do Satanismo. As duas principais são a vertente filosófica, que se limita a cumprir a doutrina de acordo com certos valores puramentefilósoficos, e a vertente religiosa, que teve o seu surgimento alguns anos depois que a Igreja acusou os Satanistas Originais de adoração ao diabo, dentre várias outras. Isso fez com que certos grupos posteriores pensassem que tal acusação se tratasse de uma verdade absoluta, e devido a uma certa falta de informação e instrução, tais grupos passaram desde então a pôr em prática os rituais que...
tracking img