A origem de especie humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem do Homem

A precariedade de informações limita o conhecimento da origem do homem. As primeiras pesquisas datam do final do século XIX; e muitas descobertas de restos humanos ocorreram de modo casual, nem sempre realizadas por especialistas.

A descoberta de traços culturais comuns em grupos afastados indica que, provavelmente, apareceram vários deles em regiões diferentes.

De modogeral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaram os grandes macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango; os hominidae ou hominídeos, a forma do atual homo sapiens.

Os Australopithecus

Trata-se do mais antigohominídeo que se conhece. Foi encontrado na África do Sul e os estudos revelaram que viveu entre 1 milhão e 600.000 a.C.. Apesar do crânio pequeno, possuía traços característicos dos hominídeos. Era bípede e postura mais ereta.

Homo HabilisO Homo Habilis e o Pithecanthropus Erectus

O homo habilis viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do australoptecus, mas com capacidadecraniana ampliada. Esta incluiu carne em sua alimentação, o que provocou mudanças em sua arcada dentária.

Segue-se o terceiro tipo de hominídeo, o Pitecanthropus Erectus, que deve ter vivido entre 500.000 e 200.000 a.C.. O homo erectus, como hoje se denomina, possuía maxilares maciços e dentes grandes, cérebro maior que o tipo anterior e membros mais bem adaptados à postura ereta.

Algunsexemplos:

I - JAVANTROPO – Homem de Java é o nome dado aos fósseis descobertos em 1891, nos bancos do rio Solo, próximo a Trinil, em Java, Indonésia, um dos primeiros espécimes do Homo erectus. Seu descobridor, Eugène Dubois, deu a ele o nome científico de Pithecanthropus erectus, um nome de origem gregas e latinas, significando homem-macaco ereto.

O achado de Dubois não era um espécimecompleto, mas o topo de um crânio, um fêmur, e alguns dentes. Alguns cientistas afirmam que o fêmur, que havia sido encontrado 12 metros distante dos outros ossos, são de um homem moderno. Um segundo espécie mais completo foi descoberto mais tarde na vila de Sangiran, a 18 km de Solo. Esta segunda descoberta foi feita pelo paleontologista berlinês von Koenigswald em 1936. Outras descobertas foramfeitas mais tarde no sítio em Sangiran, apesar de serem oficialmente consideradas pobres e não significativas.

Até as descobertas de restos humanos no Vale Great Rift, no Quênia, as descobertas de Dubois e Koenigswald eram os restos mais antigos de hominídeos encontrados, com idade estimada em 700.000 anos. O consenso atual dos antropólogos que é o ancestral direto dos humanos modernos foramas populações africanas de Homo erectus (possivelmente Homo ergaster), em vez das populações asiáticas exemplificadas pelo Homem de Java e Homem de Pequim.

(Homem de Java): 1,5 metros de altura e deve ter passado a maior parte da existência no chão.



[dch1.gif]

II - SINANTROPO – (Homo Pekinenses): Descoberto na china. Junto do esqueleto havia grande quantidade de facas, raspadores epontas, o que demonstra elevado estágio de desenvolvimento.

III - PALEANTROPO – (Homem de Heidelberg)



Viveu na Europa há aproximadamente 375 mil anos. A única comprovação da existência dessa criatura pré-histórica é um grande maxilar, destituído de queixo, com grandes dentes, achado em 1907 por trabalhadores que cavavam um buraco na pequena cidade de Mauer, Alemanha, perto deHeidelberg.

O homem de Heidelberg pertenceu a um tipo de ser humano pré-histórico chamado Homo erectus (homem ereto). Os cientistas acreditam que ele caçava espécies de búfalo, veados, elefantes, alces e rinocerontes já extintos.



O Homo Neanderthalensis

O Homo neanderthalensis cujo nome lembra o local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos atrás, originário...
tracking img