Plano operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
REFERENCIAL TEÓRICO 3
ANÁLISE DE DADOS. 9
Análise dos Fornecedores 10
Gestão Organizacional 11
Capacidade produtiva 11
Necessidade de pessoal 12
Sistema de Informação 13
Layout ou arranjo Físico 14
Logística Reversa 15
Considerações finais 16
Referencia bibliográfica 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo e análisedo plano operacional da empresa que se chamará PRISMA FASHION, sendo uma empresa especializada em roupas, acessórios femininos e peças customizadas, voltada para o público da classe A de Belo Horizonte. Além de demonstrar alguns conceitos relacionados à atividade do processo operacional da empresa e como esta atividade pode ser compreendida e implementada na organização. Para tanto, é necessárioressaltar alguns conceitos, como: Logística Empresarial, Tecnologia da Informação, Gestão dos Impactos Ambientais, Gestão de Pessoas e da Transformação.

A partir dos dados levantados poderemos identificar a necessidade de investimentos para avaliar a viabilidade operacional da empresa.

REFERENCIAL TEÓRICO

Atualmente muito se fala a respeito da logística como a responsável pelo sucesso ouinsucesso das organizações.

Pode-se definir logística como a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que essas atividades funcionem, é necessário que o planejamento logístico de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com produção e marketing. O termo Logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem dofrancês logistique e tem como uma de suas definições a .parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos).

Atualmente as organizações são desafiadas a operar de forma eficiente e eficaz para garantir a continuidadede suas atividades, o que as obriga constantemente a desenvolver vantagens em novas frentes de atuação. As demandas impostas pelo aumento da complexidade operacional e pela exigência de maiores níveis de serviço pelos clientes que anseiam por preços declinantes, nos leva a uma questão: como agregar mais valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo o aumento da lucratividade?

Alogística em seu estágio mais avançado está sendo utilizada para o planejamento de processos de negócios que integram não só as áreas funcionais da empresa, como também a coordenação e o alinhamento dos esforços de diversas organizações na busca por reduzir custos e agregar o máximo valor ao cliente final. A isto tem sido dado o nome de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento ou, em inglês, Supply ChainManagement.

Um fator que também deve ser levado em consideração é o layout, Segundo Martins (2006) para elaboração do layout, são necessárias informações sobre especificações e características do produto, quantidades de produtos e de materiais, seqüências de operações e de montagem, espaço necessário para cada equipamento, incluindo espaço para movimentação do operador, estoques e manutenção einformação sobre o recebimento, expedição, estocagem de matérias primas e produtos acabados e transportes.

O layout deverá ser observado desde a entrada, com portas amplas facilitando o máximo acesso, além de um espaço interno adequado, circulação de pessoas, sinalização interna, exposição de produtos, área de vendas, estoque, fachada, prateleiras e caixas. O layout nunca deverá ser estático, oacompanhamento do mercado e as exigências do consumidor auxiliam nas mudanças, permitindo assim um espaço agradável desde o espaço interno até o consumidor final. Ele deve se preocupar também com a distribuição do estoque e das mercadorias na loja para facilitar a logística interna.

Em uma primeira fase, a logística foi aplicada de forma fragmentada, onde se buscou melhorar o desempenho...
tracking img