Sociedade maia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS MAIAS

 Os Maias desenvolveram-se na região conhecida como Mesoamérica, ocupavam a região onde hoje está Guatemala, parte de Honduras, El Salvador, Belize e a península de Iucatã, no México.
Na época em que os espanhóis desembarcaram na América a sociedade maia encontrava-se em crise.

Economia:

 Tinha uma economia agrícola, com aperfeiçoadas técnicas de produção, incluindo o usode adubos e a construção de barragens e canais de irrigação.
 No planalto mexicano, a ausência de chuvas combinada com clima quente e seco provocava o ressecamento do solo. Por isso, eram utilizadosdiversos processos de irrigação, feito a partir do trabalho coletivo, em regime de servidão.

Poder militar e Religião:

 As autoridades militares e religiosas dominavam os trabalhadores com ouso da força. O poder militar era utilizado ainda para conseguir o pagamento de tributos, conquistar novos territórios e submeter às comunidades conquistadas.
 Esse povo acreditava que os governanteseram representantes dos deuses, que não recompensariam as comunidades com boas colheitas se elas não pagassem tributos ao Estado.
 Os tributos eram pagos, principalmente, com parte daquilo que eraproduzido ou com serviços prestados na construção de obras públicas (canais, represas e estradas).

Agricultura:

 O principal produto agrícola era o milho. Cultivavam também o feijão, amandioca, a batata-doce, o tomate, o cacau, a batata, além de frutas como o abacaxi, o maracujá, a banana e o caju.
 Mas apesar de a economia ser inteiramente voltada para a agricultura, esse povo construiucidades com extensas e largas passagens, palácios e templos de pedras, terraços e jardins com fontes.

Organização:

 Os maias não tinham uma forma de governo unificada, o que favorecia ainvasão e dominação de outros povos.

Observações:

 Os maias eram povos que falavam línguas aparentadas e viviam em cidades independentes umas das outras que frequentemente lutavam entre si.
...
tracking img