A influencia de vinicius de moraes na mpb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A influência de Vinícius de Moraes na Literatura e na MPB

A MPB surgiu no Brasil, na década de 60, como uma nova geração da Bossa nova na época o Brasil enfrentava o Regime Militar e a Musica Popular Brasileira serviu como um contra ataque ao golpe de 1964.
A música ‘’Arrastão’’ de Vinícius de Moraes foi a canção que marcou o fim da Bossa Nova e o início daquilo que passaria ser chamado deMPB.
Vinícius de Moraes
• Biografia
Marcus Vinicius de Moraes nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, e Lídia Cruz. Em 1916 Vinícius iniciou seus estudos na Escola Primária Afrânio Peixoto onde descobriu seu interesse em escrever poesias. Vinicius de Moraes ingressou em 1924 no Colégio Santa Inácio, de padres jesuítas, onde passou acantar no coral e começou a montar pequenas peças de teatro. Três anos mais tarde, tornou-se amigo dos irmãos Haroldo Paulo Tapajós, com quem começou a fazer suas primeiras composições e a se apresentar em festas de amigos. Em 1929, concluiu o ginásio e no ano seguinte, ingressou na Faculdade de Direito do Catete, hoje integrada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Na chamada"Faculdade do Catete", conheceu e tornou-se amigo do romancista Otavio Faria, que o incentivou na vocação literária. Em 1933 Vinicius de Moraes graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais.
Em 1942, foi reprovado em seu primeiro concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Em 1943, concorreu novamente e desta vez foi aprovado. Em 1946, assumiu o primeiro posto diplomático como vice-cônsulem Los Angeles. Com a morte do pai, em 1950, Vinicius de Moraes retornou ao Brasil. Nos anos 1950, Vinicius atuou no campo diplomático em Paris e em Roma, onde costumava realizar animados encontros na casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda.
No final de 1968 foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional Número Cinco. O poeta estava emPortugal, a dar uma série de espetáculos, alguns com Chico Buarque e Nara Leão, quando o regime militar emitiu o AI-5. O motivo apontado para o afastamento foi o seu comportamento boêmio que o impedia de cumprir as suas funções. Vinícius foi anistiado (post-mortem)pela justiça.
A fama aconteceu para Vinicius com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", em 25 de setembro de 1956. Além dadiplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical começou a deslanchar em meados da década de 1950 - época em que conheceu Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) - quando diversas de suas composições foram gravadas por inúmeros artistas. Na década seguinte, Vinicius de Moraes viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria. Foram firmadas parcerias comcompositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.
Na Década de 70, já consagrado e com um novo parceiro, o violonista Toquinho, Vinicius seguiu lançando álbuns e livros de grande sucesso.
Na noite de 8 de Julho de 1980 o poeta acertava os últimos detalhes com Toquinho das canções do álbum “Arca de Noé” quando sentiu-se mal e foi tomar banho, na manhã do dia 9 a empregada da casao encontrou desacordado na banheira Toquinho que estava dormindo acordou para tentar socorre-lo, seguido de Gilda Mattoso (a ultima esposa de Vinícius) mas já era tarde. Vinícius de Moraes morreu na manhã do dia 9 de Julho de 1980 no banheiro de sua casa.
• Vinícius de Moraes na Literatura
Vinicius teve publicado seu primeiro livro de poemas, “O Caminho para a Distância”, em 1933, e lançououtros livros de poemas nessa década. Ainda na década de 1930, Vinicius de Moraes estabeleceu amizade com os poetas Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Em sua fase considerada mística, ele recebeu o Prêmio Felipe D'Oliveira pelo livro “Forma e Exegese”, de 1935. No ano seguinte, lançou o livro “Ariana, a Mulher”.
*Mudança de Fase
Nos anos de 1940, Vinícius passou por uma...
tracking img