a ordem do discurso

Páginas: 4 (813 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Significado:
O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobrea introdução dos negros na sociedade brasileira.
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.
Em 2003, nodia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira.São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Acelebração vem desde 1971, por iniciativa de ativistas do grupo Palmares, no Rio Grande do Sul. Sete anos depois, o movimento negro brasileiro passou a celebrar a data nacionalmente. Por fim, em 2003, opresidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 10.639 e incluiu o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Os municípios são livres para escolher se o transformam em feriado (ou pontofacultativo).
Personalidades:
. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram aser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
 Joaquim Barbosa
 JoaquimBenedito Barbosa Gomes é um ex-advogado, e atualmente professor, jurista e magistrado brasileiro. É o atual Presidente do Supremo Tribunal Federal, sendo portanto o atual chefe do Poder Judiciáriobrasileiro.

 Pelé
928.515 seguidores no Google+
 Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex-futebolista brasileiro.


Problemas e desafios
Pobreza
Dois terços dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a ordem do discurso
  • A ordem do Discurso
  • A ordem do discurso
  • A ordem do discurso
  • A ordem do discurso
  • A ordem do discurso
  • A ordem do discurso
  • A ordem do discurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!