A noite e os seus vicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A noite e os seus vícios

Desde muito cedo, a maioria dos jovens começa a frequentar bares e discotecas.
A partir desse momento, é inevitável o contacto com certos “acessórios” da noite...
Quer queiramos quer não, os vícios fazem parte da vida de quem sai à noite...
Ás vezes, as melhores noites acontecem sem estarem planeadas, sair com os amigos, conhecer gente, ouvir música, beber unscopos, dançar e eventualmente consumir substâncias faz parte da noite, é bom estar preparado para o fazer... E é verdade que o consumo de drogas legais ou ilegais envolve riscos!
As drogas actuam em função da tua personalidade, disposição e do ambiente em que estás...De uma forma genérica, podemos classificar as drogas em três grandes tipos: estimulantes, psicadélicas e depressoras....ESTIMULANTES
As drogas estimulantes aceleram o funcionamento do sistema nervoso central, diminuem o apetite e reduzem a vontade de dormir.

SULFATO DE ANFETAMINA (Speed, Cristal; Anfes)
As anfetaminas são drogas estimulantes que fazem com que os seus utilizadores se sintam despertos, faladores, confiantes e cheios de energia. Esta energia é, no entanto, “emprestada”: os efeitos positivos transformam-se, rapidamente, no reverso da medalha: cansaço, apatia, depressão e fome. É frequente chamar-se às anfetaminas droga “suja”, uma vez que o seu grau de pureza é apenas de cerca de 5%. É uma droga ilegal, barata e acessível, sob a forma de pó branco e cristalino (ocasionalmente com uma coloração amarelo ou rosa)
[pic]

Efeitos a curto prazo
As anfetaminas têm efeitos desagradáveis, tais com: bocaseca, desidratação (urina mais do que o habitual, e a situação agrava-se com a transpiração), maxilares tensos, nervosismo e vontade de falar sem parar! Os consumidores podem ter variações de humor, ficar agitados e irritáveis. As anfetaminas podem provocar doenças mentais latentes. Certas pessoas são mais sensíveis, uma única dose pode ser suficiente para provocar problemas psicológicos. Umasobredosagem de anfetaminas provoca espasmos musculares, aumento da pulsação e subida da temperatura. Estas substâncias são responsáveis por certo número de mortes por overdose, ataque cardíaco ou embolia, mas muitas pessoas, sem chegarem a esses extremos, ficam afectadas física e mentalmente.

Efeitos a longo prazo
Os utilizadores de anfetaminas podem tornar-se dependentes, ou seja, sentiremnecessidade de as consumir todos os dias. A utilização a longo prazo causa, também, subida de tensão arterial e obriga o coração a um grande esforço. Pelo facto de reduzirem o apetite, os seus utilizadores regulares perdem normalmente peso e têm problemas de nutrição e carência de vitaminas. O consumo prolongado e os excessos levam a ilusão paranóides e alucinações. Estes sintomas podem agravar-se eobrigar a tratamento. Esses problemas só desaparecem quando os utilizadores deixam de consumir, embora isso possa levar algum tempo.

ECSTASY
O ecstasy (MDMA) é uma droga com efeitos em parte estimulantes, em pate psicadélicos. Actua através do aumento de produção e diminuição da reabsorção da serotonina, ao nível do cérebro. É a inundação do cérebro com este químico que provoca os efeitos doectasy. Entre outras coisas, a seratonina parece afectar a disposição, o apetite e o sistema que regula a temperatura corporal. Os efeitos do MDMA fazem-se sentir habitualmente cerca de 20 a 30 minutos depois do consumo, mas pode levar mais tempo a fazer efeito, depende da pureza da substância e do metabolismo de quem a toma. Os efeitos secundários do MDMA são a rigidez dos membros e dosmaxilares, a dilatação das pupilas, o aumento da sudação e da frequência cardíaca. Assim que a droga começa a fazer efeito, os consumidores começam a sentir-se pouco à vontade, a ter náuseas e perdem a noção do espaço. Estas sensações intensas desaparecem, geralmente, quando a droga está no auge do seu efeito. As pessoas tomam MDMA para se sentirem eufóricas e energéticas, o que lhes permite dançar...
tracking img